Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

O UX Design é uma prática com o potencial de mudar a realidade do seu negócio. Já pensou nos possíveis efeitos de orientar sua visão aos clientes de maneira que a experiência deles com a sua marca seja inesquecível? Confira as 6 principais vantagens de trabalhar com UX Design. 

 

O que é UX Design?

 

Segundo a descrição muito bem colocada da Aela Design, o UX Design é, em termos práticos, o design focado no usuário. Significa o lado pessoal e humano da tecnologia, que busca se encaixar no modo de uso, necessidades e problemas de quem a usa.

 

Para alcançar esse fim, são aplicados diversos estudos e técnicas para criar designs eficientes, que tragam mais conforto aos usuários, sendo constantemente aprimorados em pontos simples, como um botão, ícone ou mensagem de alerta que faz toda a diferença. Os UX Designers são guiados, principalmente, pelas Heurísticas de Nielsen

 

As 6 principais vantagens de trabalhar com UX Design

 

  • Entender os padrões comportamentais do usuário e melhorar sua experiência

 

Um dos termos principais do UX Design é a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando focamos em compreender as necessidades dos usuários por meio de pesquisas, testes e observação, começamos a perceber os caminhos que eles percorrem, os momentos em que se perdem e também os comportamentos com maior potencial para criar novas soluções e produtos, por exemplo. 

 

Para mapear esses comportamentos e encontrar as melhores soluções, o UX Designer utiliza recursos como condução de pesquisa com usuários e implementação de ferramentas de testes como mapas de calor ou testes A/B.

 

  • Métricas: menos suposições, menos riscos, mais certezas

 

Todas as ações em UX Design são baseadas em dados, por isso são mais assertivas, focadas em medir o nível de experiência e satisfação do usuário. As métricas mais utilizadas pelos UX designers estão relacionadas às medidas de desempenho, tempo na tarefa, ou taxa de sucesso ou erros, que registram o que realmente acontece no uso do sistema ou interface em questão. Existem também métricas relacionadas às pesquisas e interações com os usuários, que avaliam as percepções das pessoas. Mesclar os dados objetivos com os subjetivos é um caminho bacana para entender realmente as motivações e expectativas dos usuários. 

 

  • Poupar recursos, otimizar custos

 

Com os estudos de UX Design, as equipes depositam os esforços em ações que estão focadas na solução dos reais problemas dos usuários e que farão diferença significativa no uso e no processo de compra. Ou seja, sua equipe trabalha mais direcionada, as soluções surgem mais rápido e o usuário ganha uma experiência melhor. O mais importante: você evita investimento em ações que não terão impacto significativo na vida de seus clientes ou nos resultados de sua marca.  

 

  • Mesma visão em toda a empresa

 

Com o direcionamento certo, sua empresa passa a absorver a cultura do UX Design, que tem mudado a maneira como as marcas se posicionam para seus clientes, não só digitalmente. 

 

O UX Design é uma atividade multidisciplinar, que demanda esforços e conhecimento de todas as áreas de sua empresa, influenciando mudanças positivas e uma cultura mais ágil e centrada no usuário. 

 

  •  Fortalecimento da marca

 

Seus clientes estarão satisfeitos com seu produto e serviço. Na verdade, estarão encantados. Sua marca se torna recomendada, seu impacto é significativo, não há como fugir: sua marca cresce! O UX Design tem esse poder, mudar o caminho pelo qual as empresas atuam, focar em acessibilidade e transformação digital, tornar a marca presente não só nos ambientes e interações digitais, mas na vida das pessoas. 

 

  • Aumento da taxa de conversão

 

Resultados palpáveis também chegam. Com as constantes correções de escopo e alinhamentos no trajeto que seus usuários percorrem para converter com seu serviço ou produto, você elimina ruídos e interferências que causam incômodos e quebras durante a jornada de seu cliente, ganhando mais conversões. 

 

Por exemplo, se era um formulário errado que impedia alguém de tornar-se um lead, a correção fará com que esse impedimento não exista. Se era um sistema de pagamento falho e confuso, sem adaptação ao mobile, que impedia a aquisição do seu produto, a mudança nele fará com que você tenha mais compras. Se era o frete alto que trazia tantos carrinhos abandonados, as novas opções de envio farão com que as pessoas desistam menos. 

 

Esse é o caminho: identificar, corrigir, testar. 

 

Essas são apenas o que consideramos ser as 6 principais vantagens de trabalhar com UX Design, mas existem muito mais. O impacto é tão positivo que há uma mobilização global em relação à carreira de UX Designer e às mudanças e projetos significativos, basta acompanhar. 

 

Iniciar o processo de UX Design em sua marca não precisa ser complicado. Aqui na Attri, nós focamos em entregar uma consultoria e também a execução de todas as etapas do processo para empresas que querem transformar seu cenário digital. Se você quer começar, agende uma conversa.  

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Attri. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email