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“The slow one now

Will later be fast

As the present now

Will later be past”

 

Bob Dylan, The Times They Are A-Changin’

 

Em sua poesia beatnik sessentista, o compositor Bob Dylan já previa uma constante do decorrer do tempo: a velocidade com que o próprio passa. Em 2020, a métrica do sucesso era literalmente a sobrevivência. Empresas e seus núcleos de tecnologia não tiveram muita escolha a não ser pôr em prática as mudanças digitais que estavam nos planos futuros. Velocidade foi o segundo indicador de performance do mundo assolado pela pandemia da Covid-19.

 

Por muito tempo, a transformação digital foi vista como uma simples mudança de processos analógicos por alternativas digitais pontuais. Empresas depositaram toda sua confiança em automação e opções tecnológicas avançadas como inteligência artificial e computação de borda, um conceito mais próximo do armazenamento de dados de Big Data, para encabeçar as operações durante a pandemia. 

transformação digital metricas

A Transformação Digital é um processo incrivelmente desafiador e é por isso que muitas empresas depositam suas esperanças em iniciativas digitais de larga escala e não encontram nenhum tipo de sucesso. A maioria das empresas vê a Transformação Digital como reposição de processos manuais por tecnologia ou aumento das eficiências operacionais. Essa visão estreita falha ao considerar outras métricas chave, métricas de valor inestimável para auxiliar empresas a ver e corrigir obstáculos que podem impedi-las de alcançar o sucesso da implementação da Transformação Digital. 

 

Métricas UX fundamentais para estratégias de transformação digital

Existem métricas valiosas para medir as etapas da transformação digital, oferecendo uma visão mais acurada se as empresas estão ou não alcançando sucesso na transformação digital. Estas métricas se conectam com os requisitos exigidos nas estratégias de UX. Vamos conhecer algumas métricas para o digital:

Âmbito da transformação digital

Algumas métricas específicas podem ajudar a medir se a transformação digital está auxiliando uma empresa a atingir seus objetivos de atingir um público maior.

metricas medir

Usuário ativos

Transformações digitais bem sucedidas necessitam que usuários sejam adeptos da tecnologia promovida pela empresa. Para identificar o uso, existem algumas métricas:

metricas de identificar o uso

Comprometimento entre usuários

Novas tecnologias precisam ter potencial de engajamento suficiente para justificar seu uso frequente. Se os usuários não estão completamente comprometidos com a tecnologia oferecida por uma marca, eles não estão achando a tecnologia útil o suficiente para aderir a ele no seu dia a dia. Apenas quando se entende os padrões de comportamento do usuário, é possível aperfeiçoar sua tecnologia.

usabilidade da tecnologiaConfiabilidade e disponibilidade

Mudar de fluxos de trabalhos operacionais para o sistema de nuvem podem resultar, em alguns casos, em breakdowns ou comprometimento de performance. Enquanto os propagandistas da tecnologia prometem certos comprometimentos SLA (acordo de nível de serviço), eventos em tempo real podem prevenir dificuldades técnicas de acontecerem. Então, é essencial ficar de olho na confiabilidade do usuário.

Para entender esse aspecto, é importante medir:

Confiabilidade e disponibilidadeMétricas de risco

Para garantir o sucesso da transformação digital é essencial se empenhar na redução de riscos envolvendo novas tecnologias. Enquanto ativos de tornam digitais, os riscos em torno de cibersegurança e privacidade de dados, por exemplo, devem ser avaliados.

As métricas a seguir podem ajudar na avaliação de riscos associados com infraestrutura de tecnologia digital, então é importante prestar atenção no:

Métricas de risco

Experiência de usuário (UX) e Jornada do Consumidor

Uma das métricas mais comuns para o digital se baseia na percepção do consumidor de sua tecnologia, e também análises de estratégias UX. A satisfação do usuário final vai determinar o quão bem sucedidos os investimentos em tecnologia são, refletindo em um quadro financeiro desejável e melhorias organizacionais. Algumas métricas para digital que devem ser consideradas ao avaliar a satisfação de um consumidor em sua jornada:

Experiência de usuário (UX) e Jornada do ConsumidorCusto de iniciativas digitais

A transformação digital bem sucedida só é alcançada com investimento em iniciativas digitais. É improvável que empresas que falham ao direcionar recursos suficientes para a adoção de novas ferramentas digitais tenham altos retornos. No entanto, algumas necessidades devem ser o resultado do equilíbrio entre investimento e alto investimento na transformação digital.

Uma vez que as métricas ideais são identificadas, é necessário encontrar os KPIs corretos para mirar em sua estratégia de crescimento digital. Definir KPIs que:

Custo de iniciativas digitais

 

Medindo a transformação digital através do ROI

Outra forma interessante de medir os resultados da transformação digital em uma empresa é através do ROI (retorno sobre investimento), uma métrica que abordamos anteriormente neste post. Existe uma pressa no que se refere a projetos de transformação digital. No entanto, projetos com potencial transformador, que afetam a jornada de compra do usuário ou se baseiam na adesão de novas tecnologias no cotidiano de um negócio, exigem um planejamento detalhado. Um ROI pragmático precisa de paciência e metodologia, ainda mais quando tratamos de Transformação Digital.

 

Algumas variáveis que devem ser consideradas no ROI de uma estratégia de Transformação Digital são a rejeição, o valor presente líquido, custos auxiliares adicionais e muitos outros. O ROI da Transformação Digital é medido através dos números da linha de base, no rastreio dos custos e do prazo do projeto, e na documentação do sucesso a longo prazo. Iniciativas de transformação digital precisam ser constantemente aperfeiçoadas para que o ROI seja convivente, angariando investimentos destinados a novos projetos.

 

Quais métricas a minha empresa precisa para entrar na era da transformação digital?

Uma estratégia de DX, ou transformação digital, exige mais que a adesão de softwares e apps, embora não deixe de ser um começo. A Transformação Digital é mais profunda, porque revitaliza e ressignifica processos de uma empresa, e depende de treinamentos e capacidade da equipe. Se você quer saber o quão longe sua empresa pode ir com a transformação digital, entre em contato com os especialistas da Attri. Juntos, podemos reforçar a presença digital da sua marca através de processos no próprio cotidiano da sua empresa. 

 

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Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e apaixonado por música, futebol, quadrinhos e cinema. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

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