Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Compartilhe

No passado, segurança era de alguma forma, uma reflexão tardia no desenvolvimento de software, considerado apenas na fase de testes. Mas novas metodologias como Agile constroem testes em andamento em cada fase do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas, conhecido pela sigla SDLC, e inclui testes para desenvolvimento de software seguro.

converse com comercial attri

Hackers e cibercriminosos estão constantemente procurando novas formas de explorar as vulnerabilidades de sistemas de software. Ao tornar a segurança uma prioridade por todo SDLC, desenvolvedores e acionistas possuem mais oportunidades de solucionar riscos de segurança em potencial, e consertá-los com antecedência como parte integral do processo de desenvolvimento de software.

Este é o papel do desenvolvedor da segurança do software ou app. É o profissional responsável por desenvolver estratégias de segurança em um software ou app, assim como integrações de segurança durante as etapas de design e desenvolvimento.

Desenvolvedores de segurança experientes olham para o desenvolvimento de software de uma perspectiva de segurança, com o objetivo de identificar e resolver estas questões. Para cada fase do SDLC, eles incluem análise de segurança, defesas e contramedidas para obter um software forte e confiável.

Testes de segurança devem ser uma área de atenção contínua, e não um esforço reativo isolado. Segurança de desenvolvimento de aplicativos é chamada garantia de segurança, e gira em torno dos seguintes fatores:

  • Análises contínuas de arquitetura de softwares durante toda a fase de desenvolvimento;
  • Avaliações contínuas de códigos durante toda a fase de desenvolvimento;
  • Testes com simulação de ataques de hackers antes do lançamento do produto.

imagem texto blog 01 seguranca internet 01

O passo a passo do fluxo de trabalho do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas

A seguir, vamos conferir as melhores práticas de segurança e as atividades mais favoráveis que devem ser incorporadas em cada etapa do SDLC.

imagem texto blog 01 seguranca internet 02

Esta etapa inclui:

  • Definição de requisitos de segurança e metas de sucesso/conformidade para o projeto;
  • Selecionando uma metodologia SDL segura;
  • Treinamento de conscientização de segurança para membros da equipe;
  • Alocação de recursos humanos com conhecimentos e habilidades especializadas em segurança de aplicativos.

imagem texto blog 01 seguranca internet 03

Esta etapa inclui:

  • Engenharia de software segura que passou por várias revisões de design para garantir que nenhum defeito de segurança apareça no desenvolvimento.
  • Modelagem de ameaças cibernéticas: definição de prováveis cenários ​​de ataque e implementando contramedidas na arquitetura de software.
  • Verificar qualquer software de terceiros envolvido em busca de vulnerabilidade.

imagem texto blog 01 seguranca internet 04

Esta etapa inclui:

  • Aplicar e aperfeiçoar princípios de segurança em rotinas de codificação;
  • Escaneamento estático, e avaliações manuais e automáticas de códigos;
  • Prática de hábitos individuais e medidas básicas de proteção de dados em um nível que inclua todos os membros da equipe.

imagem texto blog 01 seguranca internet 05

Esta etapa inclui:

  • Descobrir e corrigir erros do aplicativo;
  • Manter documentação consistente sobre garantia de qualidade;
  • Utilizar métodos múltiplos para garantir a melhor qualidade de codificação.

imagem texto blog 01 seguranca internet 06

Esta etapa inclui:

  • Melhorias constantes de requisitos de segurança do software ou do app;
  • Registro e detecção/resposta a incidentes;
  • Gerenciamento do ambiente de TI e melhoria da cultura do usuário;
  • Verificações e diagnósticos de segurança.

imagem texto blog 01 seguranca internet 07
Desde que o software ou app não seja mais auxiliado por seus criadores nesta etapa, todos os dados importantes ou confidenciais devem ser cuidadosamente protegidos e retidos, ou encerrados por completo.

imagem texto blog 01 seguranca internet 08

Causas comuns de violações de softwares e aplicativos

Antes de falarmos sobre falhas de segurança que resultam em desastrosos vazamentos de dados, vamos entender o que a violação de dados significa.

Uma violação de dados é um incidente durante o qual qualquer tipo de informação protegida:

  • é roubada por hackers;
  • é acidentalmente exposta ao público;
  • é compartilhada sem querer com qualquer pessoa não autorizada a vê-la.

Infelizmente, até mesmo gigantes da tecnologia podem ser vítimas da negligência em segurança de software, gerando um vazamento de dados de proporções estratosféricas.

Desconfiguração de software

Em janeiro de 2020, a Microsoft admitiu que vazou uma base de dados corporativo contendo mais de 250 milhões de registros anônimos de consumidores coletados em um período de 14 anos. A base de dados continha endereços de e-mail, endereços de IP, e outros detalhes de clientes coletados no contexto dos serviços internos de suporte ao cliente da Microsoft.

A lição que tiramos dessa violação é que a prática de manter uma SDLC segura inclui

configurações rigorosas de servidor e outros detalhes tecnológicos para que nenhuma instalação de teste de software, máquinas virtuais, pastas de servidor, arquivos, bancos de dados ou outros objetos de software confidenciais sejam facilmente acessados de fora ou protegidos apenas por senhas fracas.

Falhas de segurança de middleware

Middleware é o software de computador que fornece serviços para softwares aplicativos além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Para que não haja falhas de segurança na middleware, é necessário que a abordagem segura de SDLC leve em consideração toda a cadeia de sistemas de middleware envolvidos no ciclo de desenvolvimento e produção, para que não ocorram violações de dados no processo de intercâmbio.

Falha humana

Muitos estudos sugerem que mais de 90% das violações de dados são causadas por erros humanos dos mais variados, de senhas fracas a comunicações pessoais não seguras.

É difícil de acreditar, mas funcionários da Força de Reserva da Marinha Americana enviaram erroneamente por e-mail um banco de dados desprotegido contendo informações pessoais e detalhes de contas bancárias pertencentes a milhares de fuzileiros navais, marinheiros e trabalhadores civis para vários destinatários, alguns dos quais não estavam autorizados a visualizar os dados.

Aqui, a lição que fica é que uma cultura focada em segurança deve ser promovida por todos os membros da equipe para que nenhum erro simples possa ser cometido.
imagem texto blog 01 seguranca internet 09

O desenvolvedor de segurança de software e sua participação em todas as etapas do desenvolvimento de produtos digitais

A tecnologia sofisticada de hoje requer segurança avançada para proteger softwares e aplicativos de violações de dados que, no melhor dos cenários, causam falhas e má-funções.

A digitalização de dados sensíveis torna-os vulneráveis para cibercriminosos, então o papel do desenvolvedor de segurança de software é fundamental, assim como sua participação em todas as etapas de um projeto envolvendo a criação de produtos digitais.

Se os dados são o novo petróleo, é imprescindível a presença de um profissional que domine segurança digital em processos de desenvolvimento de softwares e aplicativos.

Desenvolvimento de aplicativos e softwares com segurança

As tecnologias atuais requerem estratégias de segurança avançadas para proteger aplicativos de violações. Durante o processo de desenvolvimento de aplicativos e produtos digitais para clientes da Attri, nossa equipe testa a segurança em cada etapa, quantas vezes for necessário.

Um olhar experiente sobre a perspectiva de privacidade e segurança para identificar e solucionar questões relacionadas a violações é fundamental em todos os passos do desenvolvimento.

Entre em contato com a Attri se você está buscando desenvolver um aplicativo, software, site ou plataforma digital que reflita os princípios do seu empreendimento, incluindo a segurança e privacidade de dados da sua empresa e dos usuários.

 Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e pós-graduando em User Experience Design and Beyond pela PUC -RS. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email