Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

A integração de dados é um processo que envolve combinar dados de origens diversas e combiná-los para ter uma visão unificada. O objetivo da integração de dados é oferecer um acesso maior a informações de usuários para gerar uma visão mais ampla de indicadores chave de performance (KPIs), jornadas de consumidor, oportunidade de mercado e muito mais. 

Integração de dados

Para criar valor de negócios, melhorar a análise de insights e resultados do aprendizado de máquinas e maximizar as capacidades de IA, uma estratégia de big data e integração de dados é essencial e pode exigir uma mudança de técnicas mais tradicionais de integração de dados. Não apenas o gerenciamento de Big Data lida com diversos tipos de dados coletados e armazenados, mas também grandes volumes de dados que precisam ser integrados mais rapidamente.

 

Dados não estruturados oferecem novas oportunidades de obter insights do texto, comunicações internas e diversos sistemas operacionais. Mas o gerenciamento de dados tradicional e as técnicas de integração costumam falhar quando equipes tendem a lidar com grandes quantidades de dados não estruturados. Ferramentas e práticas de Big Data podem gerenciar o ciclo de vida de dados com mais efetividade quando guiadas por uma estratégia de integração de dados. 

 

O termo data driven descreve um estágio de negócios onde dados são usados para tomar decisões importantes e outras atividades relacionadas eficientemente e em tempo real. Para uma empresa, alcançar um estágio baseado em data driven é perceber a diferença de dirigir uma Ferrari de 720 cavalos de potência e viajar em um carroça guiada por um cavalo. Por isso, a integração de dados para empresas é a melhor forma delas alcançarem objetivos com rapidez, desde que a integração de dados inclua informações bem integradas de alta qualidade e automatização de algoritmos, incluindo inteligência artificial.

Adotar a cultura data driven é uma resposta às transformações culturais e econômicas conhecidas como Indústria 4.0. Cada revolução industrial oferece uma variedade de novos produtos, eficiências e possibilidades junto a cultura disruptiva existente, economias e governos. A terceira revolução industrial é conduzida pela tecnologia, e a integração de dados vai continuar a impulsionar a quarta revolução. Big data é o combustível para quem quiser sobreviver à era dos dados.

Como funciona a integração de dados no cotidiano de uma empresa?

Na integração de dados, a discussão é sobre combinar dados de múltiplas origens, e a dúvida que fica é quais dados são esses. Empresas modernas, independente do tamanho, adotaram diversas ferramentas digitais para auxiliar nas operações diárias de expediente, de ferramentas de marketing e vendas a ferramentas de processamentos de transações e logística.

 

Uma pequena empresa com 10 colaboradores pode até acreditar que não precisa de integração de dados no dia a dia, mas podemos adicionar na sua rotina os seguintes recursos tecnológicos:

recursos tech

Essa breve análise demonstra que até mesmo uma equipe compacta com necessidades operacionais básicas utiliza uma série de ferramentas, e todas elas criam dados que sem passar por processos de integração irão resultar em data silos, que é a coleção de dados pertencentes a um grupo que não são facilmente ou completamente acessíveis por outros grupos de uma mesma organização. 

integração dos dados

Integração de dados é um processo complexo e não existe uma abordagem universal que se encaixa a cada situação ou organização, especialmente considerando a quantidade de tecnologias de Inteligência de Informação utilizadas para lidar com integração de dados estão evoluindo constantemente. Os métodos de integração de dados podem ser categorizados amplamente em três tipos:

  • Integração de Dados Manual

A integração de dados manual é um trabalho intensivo, que envolve horas de copiar-colar, uploads de CSV, planilhas e, eventualmente, muito tempo desperdiçado.

  • Integração de Dados Automática 

Bibliotecas de integração cheias de APIs são utilizadas para sincronizar automaticamente em poucos cliques.

  • Integração de Dados Projetada

APIs e webhooks personalizados são desenvolvidos e gerenciados por uma equipe de engenharia para criar fluxos de dados e permitir a integração.

Como a integração de dados pode ajudar a minha empresa a conquistar o sucesso?

Processos como a integração de dados são fundamentais em qualquer empresa, grande ou pequena. Isso porque os resultados são proporcionais e facilitam expediente, operações e processos da mesma maneira. Investir em integração de dados é garantir economia, antecipando erros e falhas, gerando assim mais produtividade para o seu empreendimento. 

Na Attri, nossa equipe de especialistas em tecnologia e gerenciamento de dados pode ajudar você a otimizar processos envolvendo dados para alcançar o sucesso. A cultura data driven já faz parte de diversos negócios promissores. Que tal ser parte da transformação digital do mercado brasileiro? Entre em contato conosco.

 

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e apaixonado por música, futebol, quadrinhos e cinema. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email