Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

“Nós moldamos nossas ferramentas e, após, nossas ferramentas nos moldaram.” A frase do filósofo e visionário canadense Marshall McLuhan também contempla o impacto que as ferramentas de UX têm em nossas vidas profissionais. 

 

Ferramentas de UX são ferramentas digitais utilizadas por UX designers e designers de produto em diferentes estágios de seus trabalhos para criar websites, apps e produtos que realmente sejam úteis para o usuário. Ferramentas de UX auxiliam em diversas tarefas nas diversas etapas do desenvolvimento de produto, da pesquisa até o teste de usabilidade, do estabelecimento de wireframes à prototipagem, e até mesmo à administração de atividades de design. Ferramentas de UX auxiliam na estruturação da arquitetura de informação, da experiência de produto e do fluxo do usuário. Ou seja, fazem parte de todo o processo de UX.

 

Os 4 atributos para uma boa ferramenta de UX

 

Muitos profissionais escolhem suas ferramentas de UX a partir de quatro atributos predefinidos:

4 ferramentas UX

Se você encontrar uma ferramenta de UX que supere as expectativas nestes quatro aspectos, não troque por nada. Ferramentas UX são essenciais nas principais etapas do UX Design: Wireframing, Prototipagem, Otimização e Pesquisa do Usuário. Existem outras fases durante o processo de UX mas as quatro mencionadas são as que obrigatoriamente devem ser testadas com ferramentas. Não existe uma melhor ferramenta de UX Design, isso depende do momento do processo de desenvolvimento e das necessidades individuais de cada profissional. No entanto, vamos listar as principais ferramentas dentro dessas etapas, que podem ajudar profissionais de UX a entregarem projetos mais assertivos e de sucesso.

  • Ferramentas de UX para Wireframes

Wireframes são os esboços iniciais de um produto digital. Apesar de ser o rascunho, um bom wireframe tem o maior número de detalhes possível para a fase em que se encontra. O propósito do wireframe é definir a estrutura de um produto. Abaixo, vamos conhecer algumas ferramentas de UX voltadas para o processo de wireframing.

1.2 Balsamiq

O Balsamiq é ideal para novatos em UX, porque apresenta uma disposição de elementos em estilo cartunesco e feito à mão. São wireframes de baixa fidelidade, quase como um esboço, para desenvolvedores trabalharem as atribuições iniciais do UX com mais liberdade.

O custo mensal do Balsamiq varia de US$12 a US$199, conforme o número de projetos em desenvolvimento.

  • Ferramentas de UX para prototipagem

Prototipagem é uma representação mais fiel e detalhada do resultado final de um produto. O protótipo ainda não é codificado, mas você pode clicar através dele e até mesmo testá-lo com usuários finais.

2.1Adobe XD

XD é a ferramenta de UX da Adobe, voltada para a prototipagem. O software evoluiu muito nos últimos anos, tornando possível projetos colaborativos e compartilhamento de documentos. É uma ferramenta de UX sólida, com a assinatura da Adobe, que possibilita criação e animação de elementos gráficos. Infelizmente, ainda não é possível que profissionais trabalhem simultaneamente no mesmo documento. Disponível para Windows e macOS.

2.2 Figma

O que faz muita falta no Adobe XD é exatamente o diferencial do Figma. Por ser uma ferramenta de prototipagem colaborativa, o Figma ganhou destaque entre profissionais de UX e UI. O uso simultâneo de vários designers no mesmo arquivo consolidou o Figma como uma ferramenta para reunir a equipe em um mesmo ambiente de criação. O Figma também é uma ferramenta de UX e UI com excelente interface, possibilitando a inserção de elementos, animações e codificações para criar protótipos mais próximos do resultado final. É uma ferramenta de UX baseada na tecnologia WebGL, que permite rodar em todos navegadores, como Windows e Mac, além de ser disponibilizado em uma versão mobile para protótipos de espelhagem.

2.3 Sketch

Sketch é uma ferramenta de UX com uma interface limpa e de fácil navegabilidade, ideal para criar mockups e protótipos visualmente interessantes. O sucesso do Sketch no mercado obrigou a Adobe a lançar sua própria ferramenta de UX, a Adobe XD. E assim como o XD, o Sketch falha em não possibilitar projetos colaborativos, até porque só funciona em macOS. 

  • Ferramentas de UX para Teste de Usabilidade

Essa é a etapa de pôr a prova o potencial do seu protótipo. As ferramentas de teste de usabilidade confirmam se o projeto está no caminho certo antes do lançamento e são fundamentais dentro de uma estratégia de UX e UI para coletar feedbacks e aplicar melhorias. Vamos conferir três ferramentas sólidas para teste de usabilidade:

3.1 UserTesting

usertesting logo

Sim, o nome desta ferramenta para testar a usabilidade de um projeto UX é UserTesting. Mas não se engane, apesar de não ter o nome mais criativo, a plataforma é excelente em encontrar candidatos adequados para testar novos projetos, UX e interfaces. É possível conversar com os usuários enquanto eles engajam com seu trabalho. Disponível em navegadores Windows e macOS.

3.2 Applause

applause logo

Applause é outra ferramenta de UX para testar a usabilidade de um projeto através de participantes. A Applause é uma ferramenta de UX premium no mercado que necessita de uma abordagem mão na massa, e que oferece ao desenvolvedor a assistência de um profissional UX especializado para ajudá-lo com os estudos de usabilidade.

3.3 UXCam App Analytics

uxcam logo

O UXCAM é uma solução de análise qualitativa para projetos de app mobile que oferece um conhecimento mais aprofundado do comportamento do usuário.

A Sessão de Gravação do UXCam oferece capacidades que permitem ver facilmente como usuários reais navegam através da interface do aplicativo. Um excelente recurso de UI.

Apenas lembre-se de que não será possível conduzir entrevistas através do UXCam devido a sua característica de reunião e observação de dados em uso real.

  • Ferramentas de UX para Diagramas/Flowchart

 

Mapear e rastrear o diagrama de seu projeto, também conhecido como fluxo do usuário ou flowchart, é uma das grandes responsabilidades em projetos de UX e UI. Portanto, a ferramenta de UX utilizada para esse objetivo é importantíssima durante o desenvolvimento do projeto. É possível utilizar algumas das ferramentas já mencionadas, mas nem todas tem a capacidade de rastrear os diagramas. Conheça algumas opções para efetuar essa etapa com excelência.

4.1 Overflow

overflow logo

Disponível em todos navegadores, o Overflow é uma ferramenta voltada para soluções de fluxos de usuários que se integra com Sketch, Figma e Adobe XD. Com o Overflow, é possível modificar o design utilizando as outras ferramentas junto, adicionando device skins e rearranjando-os. 

4.2 Flowmapp

flowmapp gif

O FlowMapp é uma ferramenta de teste de usabilidade que oferece um visual estrutural, próximo dos esboços de wireframing para mapear fluxos de usuários. Com o FlowMapp, você constrói diagramas simples através de formas, linhas e iconografias. Disponível em todos os navegadores.

4.3 UXCam Screen Flow

scream flow

Voltado exclusivamente a aplicativos mobile, o UXCam Screen Flow é uma ferramenta de UX que faz uma avaliação mais pragmática e realista do fluxo do usuário, analisando usuários via câmera durante o teste de usabilidade. Disponível em navegadores Windows e macOS. 

4.4 Miro

ferramenta miro gif

Utilizado aqui na Attri, Miro é uma ferramenta de UX que disponibiliza um painel em branco online e uma variedade de ferramentas para preenchê-lo. Simples e de usabilidade intuitiva, o Miro é uma ferramenta de UX única e inspiradora, que torna prazerosos a colaboração, o compartilhamento e a apresentação de um projeto. Além disso, possibilita a integração com outras excelentes ferramentas de UX como Sketch, InVision e Adobe Creative Suite.

Lean UX: o que é e quais as ferramentas que servem para suas etapas

Existe um conceito chamado Lean UX, que explora uma forma de trabalhar a experiência do usuário com menos entregáveis, liberando o profissional para que pense mais no projeto. Dentro do Lean UX, existem três tipos de ferramentas de UX para cada fase do processo:

Fase 1 – Pensar: ferramentas para pesquisa de usuário

Fase 2 – Fazer: ferramentas de desenvolvimento e design

Fase 3 – Verificar: ferramentas de testes de usuário

 

Ferramentas de UX para o modelo Lean UX

modelo lean ux

O modelo de Lean UX segue um ciclo de 3 fases: Pensar, Fazer e Verificar.

Fase 1 do Lean UX – Pensar

Nesta etapa, é preciso aprender como os usuários experienciam e interagem com seu projeto no lugar de tentar adivinhar o comportamento deles.

Ferramentas de UX que ajudam a fase de PENSAR: User Interviews, Dovetail, Google Forms, FitNesse, LucidChart

Fase 2 do Lean UX – Fazer

Esta etapa é sobre gerar ideias, resolver problemas do usuário e aplicar ações individuais em grande escala. Depois, transformar as ideias em soluções para os problemas, através de novos atributos e aperfeiçoamentos.

Ferramentas de UX que ajudam a fase de FAZER: UXPressia, LucidChart, Balsamiq, Figma e InVision.

Fase 3 do Lean UX – Verificar

Na última etapa do Lean UX, o usuário é testado para se descobrir mais insights dentro do projeto. Nesse ponto, queremos saber se um design em particular é mais efetivo antes de ser implementado e qual versão é a mais consistente com os objetivos que foram definidos. Diagnosticar para aperfeiçoar a UX é também saber o que os usuários reais pensam sobre uma nova experiência. Se os usuários responderem bem ao novo recurso, ele se torna parte da UX. Se o recurso não melhora a experiência, o projeto volta para a fase 1 (Pensar) e novas ideias devem ser cogitadas e abordadas. 

Ferramentas de UX para a Fase 3 de VERIFICAR: Google Optimize, Omniconvert e Loop11.

 

Projetos que usam ferramentas UX em todas suas etapas resultam em produtos mais assertivos

Seja qual for o processo escolhido pela equipe de UX e UI, todas as fases precisam de ferramentas específicas. Nos últimos anos, uma série de ferramentas de UX surgiram no mercado, vindas de startups independentes a gigantes como a Adobe. Ainda existem recursos a serem aprimorados, como integração destas ferramentas, além de opções que abranjam todas as etapas do desenvolvimento. Testar a usabilidade de um aplicativo é pôr em prova sua real utilidade para o usuário, para a marca que aposta no projeto e para os envolvidos no aperfeiçoamento da experiência. Na Attri, possuímos uma equipe completa de desenvolvedores e designers UX e UI, com conhecimento, expertise e muitas ideias para promover seu projeto através de boas soluções, criando um vínculo com o público que trará ótimos resultados para seu negócio. 

Vamos fazer um orçamento? Entre em contato com nosso time de especialistas.

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e apaixonado por música, futebol, quadrinhos e cinema. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email