Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Compartilhe

Você sabia que é possível nadar com baleias em um oceano enquanto você estiver deitado em uma cama de hospital? Você já imaginou comemorar seu 70º aniversário como se tivesse 20 e poucos anos? Ou acompanhar uma cirurgia de risco do conforto de seu sofá?

A realidade virtual passou a ser considerada uma ferramenta importante na área da saúde, beneficiando pacientes, médicos e profissionais do segmento. A seguir, vamos conhecer alguns exemplos de como a realidade virtual está transformando o trabalho dos médicos e a vida de seus pacientes.

A realidade virtual medicinal é uma área com possibilidades incríveis. Expandiu as opções para pesquisadores clínicos e profissionais da medicina cotidiana. E apesar do campo ser relativamente novo, existem cada vez mais exemplos de realidade virtual tendo um efeito positivo para a vida dos pacientes e para o trabalho dos profissionais.

imagem texto blog 12 realidade virtual saude 01

Observando operações como se você empunhasse o bisturi

Alguma vez você já se perguntou o que acontece em uma sala de operação? O que aqueles médicos e enfermeiros com máscaras e uniformes verdes ou azuis estão fazendo? Desde a primeira cirurgia em realidade virtual conduzida pelo Dr. Shafi Ahmed, em 2016, que pôde ser acompanhada em tempo real, a tecnologia permite mais do que uma observação passiva do ponto de vista do cirurgião. E atualmente, ela tem sido utilizada no treinamento de cirurgiões em formação para conduzirem operações práticas.

Companhias como Osso VR e Immersive Touch oferecem soluções em realidade virtual para treinar as habilidades de cirurgiões, se provando melhores que os métodos tradicionais de treinamento. Um recente estudo da Harvard Business Review comprovou que cirurgiões treinados via realidade virtual tiveram um aumento de 230% em sua performance geral comparados com seus colegas de profissão treinados de forma tradicional. Além disso, estes profissionais também eram mais rápidos e incisivos nos procedimentos cirúrgicos.

A realidade virtual pode elevar a experiência de ensino e aprendizado na medicina a um outro nível. Hoje, apenas alguns estudantes podem participar como observadores de uma operação cirúrgica. Com a câmera de realidade virtual, cirurgiões podem transmitir via streaming operações para diversos lugares do mundo, possibilitando que os estudantes estejam presentes através de óculos de RV.

Relaxando os pacientes com realidade virtual

Você, alguma vez, como paciente, sentiu que o ambiente do hospital não o acolhia o suficiente? Nada para fazer, sem a presença de amigos e família, além de uma constante preocupação sobre sua condição de saúde. A ansiedade é comum entre pacientes de um hospital. Mas é aí que a realidade virtual se apresenta como solução para auxiliar pacientes a relaxarem e sofrerem menos em situações assim.

Em um estudo recente, pacientes que iriam para a cirurgia no St George’s Hospital, em Londres, tiveram a opção de usar um headset de realidade virtual que exibia paisagens calmas e tranquilas antes e durante seus procedimentos cirúrgicos. O resultado foi incrível: 100% dos participantes afirmaram que o headset melhorou a experiência de estar em um hospital, enquanto 94% disseram que se sentiram mais relaxados. Além do mais, 80% disseram que sentiram menos dor após utilizar o headset e 73% afirmaram que se sentiram menos ansiosos.

A realidade virtual também tem sido utilizada para ajudar mulheres a lidar com a dor no trabalho de parto. É uma alternativa viável para aquelas que gostariam de optar pelo parto normal, mas sem a preocupação de ter uma experiência dolorosa.

imagem texto blog 12 realidade virtual saude 02

 Conferências reais com realidade virtual para uma experiência aprimorada

Se você já participou de alguma conferência na área da saúde, com certeza sabe que muitas vezes elas podem ser cansativas e longas. Com o público se engajando cada vez menos, essas importantes conferências precisam de um upgrade tecnológico. A seguir, vamos conhecer formas em que a tecnologia e a realidade virtual podem melhorar conferências médicas.

Uma conferência com participantes utilizando headsets de RV já é realidade. O Dr. Brennan Spiegel, forte defensor da realidade virtual na medicina, promoveu um evento inteiro em VR. Ele também vem utilizando essa tecnologia em suas apresentações na conferência anual de Medicina Virtual. Com as possibilidades interativas que a realidade virtual oferece, como visualização 3D e gamificação, o engajamento da audiência e a qualidade geral da conferência atingirão resultados surpreendentes.

Ajudar os médicos a entender a vivência de um idoso

Você já parou para pensar como deve ser envelhecer? As dificuldades no cotidiano, a saúde frágil. Como seria perder um de seus dedos por conta da diabetes, ou se recuperar de um infarto? Experienciar tais condições através da realidade virtual pode ajudar os estudantes de medicina e jovens fisicistas a desenvolver uma das mais importantes habilidades de um médico: a empatia.

A Universidade de New England testou essa teoria ao incorporar simulações relacionadas à idade através de realidade virtual no seu currículo de medicina. Os alunos participantes compreenderam melhor essas condições, criando uma empatia verdadeira pelos idosos.

Outra universidade que explorou o potencial da realidade virtual na educação médica é a Universidade de Michigan. Os alunos usaram o aplicativo MPathic-VR para treinar suas habilidades de comunicação com um humano virtual, o que provou ser muito útil na hora de entregar notícias difíceis.

Acelerando o processo de recuperação em fisioterapia

Para pacientes que sobreviveram a um infarto ou um dano traumático no cérebro, o tempo é essencial. Quanto mais cedo eles iniciam a reabilitação, mais chances eles têm de recuperar as funções perdidas.

Trazer uma abordagem de gamificação para a fisioterapia de tais pacientes é o objetivo da Neuro Rehab VR. Uma colaboração entre médicos e fisioterapeutas, a companhia desenvolve esses exercícios em realidade virtual com machine learning, de modo a adaptar cada exercício às necessidades terapêuticas dos pacientes. O objetivo é tornar a fisioterapia mais agradável, de forma a aumentar o envolvimento do paciente.

Enfrentando e tratando fobias

A realidade virtual possibilita que um paciente encare circunstâncias que prejudicam o seu dia a dia, mas com a segurança de não estar experienciando algo real. Assim, pessoas que sofrem com fobias intensas como agorafobia, claustrofobia, síndrome do pânico, ansiedade generalizada, entre outras, podem lidar e enfrentar o medo, se acostumando e combatendo as sensações relacionadas aos transtornos fóbicos.

Outra aplicação da realidade virtual com resultados promissores é o tratamento de pessoas com autismo, simulando situações cotidianas e de convívio social, além de permitir aos pacientes a possibilidade de praticarem interação ao falar com pessoas diferentes.

imagem texto blog 12 realidade virtual saude 03

Tecnologia a favor dos negócios: conduza os rumos da sua empresa com as estratégias da Attri 

Realidade virtual e realidade aumentada não são conceitos tão distantes de nossos cotidianos. Com a transformação digital cada vez mais presente em todos os segmentos nesta década, os recursos tecnológicos facilitarão nossas vidas, como nos exemplos mencionados neste artigo.

A Attri possui uma equipe de especialistas em usabilidade e tecnologia, prontos para desenvolver os projetos e estratégias de produtos digitais da sua empresa. Se você realmente quer se comunicar com seu público através de tecnologia e usabilidade, entre em contato conosco.

Fale com um especialista da Attri

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e pós-graduando em User Experience Design and Beyond pela PUC -RS. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email