Ao ler sobre as tendências do marketing, uma frente muito citada é a de Digital PR. Já ouviu falar? O termo nada mais é do que a profissão de Relações Públicas. O “digital” na frente do nome eleva a responsabilidade para os tempos atuais, no qual o ambiente online passa a ganhar muita importância.
Neste artigo vamos falar sobre o Digital PR e como aproveitar todas as ferramentas e estratégias dessa frente para colocar a sua empresa rumo ao sucesso. Quer saber mais? Então continue a leitura com a gente!
Entendendo o PR
Trata-se de uma sigla vinda do inglês (Public Relations), no qual traduzida é o conhecido Relações Públicas. Tal área é responsável por cuidar de toda a imagem das pessoas e da organização. Para isso, conta com diversos canais, como eventos, um bom relacionamento com a imprensa, formadores de opinião e influenciadores. O Relações Públicas também tem um papel fundamental para gerenciar crises.
Com o avanço da tecnologia e o boom das redes sociais que passaram a ser canais essenciais para a presença de marca e investimento de publicidade, nada mais justo do que adaptar a responsabilidade do PR também para o meio digital. E assim surge o Digital PR!
A profissão é bem promissora e está em crescimento pelo mundo. A responsabilidade de um Digital PR demanda muita criatividade, pensamento estratégico, além de ter uma certa experiência com produção de conteúdo. O interessante é que a área de Digital PR também mescla com o conhecimento técnico de SEO. É por isso que o mercado enxerga que um bom profissional deve pensar como um SEO e atuar como um PR.
O Digital PR e as redes sociais
Quando o assunto é Digital PR, as mídias sociais são indispensáveis para um trabalho completo. Afinal, os canais digitais permitem um maior envolvimento com o público-alvo da sua marca.
Para começar, aventure-se nas redes sociais mais conhecidas, como o Twitter, Instagram, Pinterest, Facebook ou qualquer outra que faça sentido para a sua marca. Assim que o seu perfil estiver ativo, você pode iniciar campanhas em cada um deles, com estratégias diferentes para atender as necessidades de cada canal.
Vale lembrar que o Digital PR tem o potencial de impactar muito a visibilidade online da sua marca, já que as campanhas eficazes serão amplamente compartilhadas.Um exemplo de case que envolve a frente de Digital PR é a Lú do Magalu. O sucesso do personagem 3D é resultado de um vasto estudo envolvendo pesquisa, planejamento, o uso correto do tom e voz da marca. Tudo isso levando em consideração a melhor forma de usar cada canal digital de um jeito diferente, atendendo seus diversos públicos. A Lú é um fenômeno! Prova disso é que a personagem já foi convidada para lançar uma linha de roupas da Adidas e recentemente saiu na capa da Vogue.
O Digital PR ajuda a crescer? Se sim, como?
Já damos a resposta logo de primeira: com certeza! O Digital PR veio para ficar. Por isso, é fundamental que a sua empresa se atualize para manter a autoridade no mercado. Pode ter certeza que a sua concorrência já está fazendo isso.
Com o profissional de Digital PR, você conseguirá:
– Aumentar as conversões, pois ao ser divulgado em jornais, blogs e influenciadores relevantes, as chances de ganhar um clique são maiores.
– Alcançar a autoridade no seu nicho de atuação. Entenda que quanto mais o Google tiver acesso às suas divulgações, mais o algoritmo entende que o seu site é autoridade.
– Ter mais proximidade com o seu público-alvo, com materiais publicados em blogs e jornais de maior abrangência.
– Eleva a imagem da sua marca: uma marca bem exposta será mais reconhecida no ambiente digital.
– Melhorar o SEO: certamente um dos pontos mais importantes. Quanto mais links de qualidade são divulgados, mais as suas estratégias de SEO ganham notoriedade.
Como a Attri pode ajudar a sua marca?
Pensar no sucesso da marca envolve diversas frentes, principalmente quando falamos em ambiente digital. Aqui na Attri, temos um time de especialistas com todo o conhecimento e experiência de mercado para transformar a sua marca e deixar ela ainda mais relevante ao público através de produtos e serviços digitais.
Quem escreveu este conteúdo:
Daniela BarbosaOi! Sou a Dani Barbosa, redatora, formada em Publicidade e Propaganda e cursando pós em Gestão Estratégica de UX Design. Ao invés de ser tagarela, uso o teclado para trocar ideias! Fique à vontade por aqui, tem muito artigo legal pra ser lido.
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