Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

Transformação Digital é a incorporação de tecnologias de computação em produtos, processos e estratégias de uma empresa ou organização. O conceito de Transformação Digital passa por quais tecnologias digitais estão sendo usadas e o porquê, como estão sendo implementadas e como a adesão destas tecnologias difere de empresa para empresa, e até pela sua eventual impossibilidade de aplicação. 

De acordo com a autora de tecnologia Mary Pratt, as iniciativas envolvendo Transformação Digital abrangem um escopo mais amplo, que envolve a análise e reinvenção de diversas frentes de uma organização, das cadeias de suprimentos e fluxo de trabalho até habilidades de colaboradores e interações com o cliente final. Independente do cenário, existem dois caminhos para a Transformação Digital: otimização do fluxo de trabalho de um empreendimento e a expansão deste negócio dentro do seu mercado.

Muitas pessoas confundem a Transformação Digital como uma solução de mercado ou como usar um software ou plataforma específica para fluxos de trabalho. Outras empresas vão mais longe e vendem a Transformação Digital como se fosse um recurso do segmento. Mas a Transformação Digital não é um produto para ser comprado, e isso precisa ficar claro. A Transformação Digital está muito mais relacionada à cultura que condiciona executivos C-Level a reestruturarem suas companhias ao redor da tecnologia. 

 

Transformação Digital: o que você precisa saber sobre a Digital Transformation que vem sendo implementada diariamente no mercado

Transformação Digital é um esforço para integrar, organizar e reinventar dados e processos, realizando essas ações em um ambiente totalmente digital. Como vimos antes, não é a única forma de definir a Transformação Digital, mas é uma forma de sintetizar o conceito para inseri-lo em debates e discussões relevantes, sem distorcer seu significado essencial. Quando se vai ao mercado em busca de soluções, não se encontra uma resposta milagrosa, mas ferramentas que possibilitam a implementação de um objetivo.

Transformação Digital também é uma forma de pensar. Uma cultura de inovação baseada em eficiência, otimização e automatização. E entre tantas definições, também é correto dizer que a Transformação Digital é a soma de softwares baseados em nuvem, infraestrutura, inteligência de negócios e formas contemporâneas de gerenciar produtividade e projetos baseados em dados. Abaixo, o gráfico nos mostra o que configura ou não Transformação Digital:

O que configura a transformação Digital

Qual a importância da Transformação Digital dentro das empresas?

A analista do grupo Gartner, Kristin Moyer, afirmou em um artigo do autor de tecnologia Mekhala Roy que “com otimização, os resultados que você alcança são coisas como eficiência e comprometimento aprimorados com seus consumidores. Com a transformação digital, você passa a focar em novas receitas, como, por exemplo, novos produtos e serviços digitais e novos modelos de negócios”. 

Enquanto otimização e crescimento têm sido os pilares de empreendimentos bem sucedidos, o crescimento e as eficiências permitidas pelas tecnologias digitais são potencialmente mais impactantes do que as mudanças do mercado estimuladas pela Revolução Industrial, fazendo da Transformação Digital essencialmente importante. 

Abaixo, listamos algumas vantagens da implementação de tecnologias digitais dentro de um conceito de Transformação Digital:

3 Vantagens da Transformação digital

Uma pesquisa da consultoria BCG mostra que o crescimento dos ganhos de empresas digitais é 1,8x maior que retardatários digitais. Domino’s Pizza, Walkmar e Tesla são algumas das empresas que aumentaram seu valor devido à adesão de ambientes digitais, comprovando que é possível adotar a Transformação Digital como uma cultura empresarial.

Transformação digital é principalmente sobre pessoas

Tecnologia de Informação

Quando projetos fracassam, é porque faltou tempo ou dinheiro, mas raramente o problema é sobre tecnologia. Pessoas, treinamento e cultura desempenham um papel imenso em cada projeto de Digital Transformation. Apesar de isso soar surpreendente, a razão é simples. Ultimamente, tecnologia é uma ferramenta para pessoas fazerem uso. A Transformação Digital tem a ver com aperfeiçoar essas ferramentas, depois se certificar de que a equipe de colaboradores ou consumidores possa utilizar as novas ferramentas de forma mais efetiva. Para entender como surge a necessidade de uma nova ferramenta, as empresas precisam primeiro analisar fluxos de trabalho e as dores dos consumidores durante suas jornadas. Só assim as empresas podem criar sua estratégia de Transformação Digital e implementar uma solução técnica para resolver as dores de colabores e clientes efetivamente.

Quem são os responsáveis pela Transformação Digital de uma empresa?

Para que uma estratégia de Transformação Digital seja aplicada em uma empresa, organização ou instituição, é necessário uma equipe de especialistas que transformem os processos deste empreendimento de uma forma profunda e completa, que vai muito além de escolher softwares e apps, apesar de também passar por isso.

Tecnólogos – Experts em aplicativos de vanguarda, serviços e produtos que vão auxiliar o alcance do objetivo de um projeto.

Especialistas em segurança – Estes profissionais estão envolvidos desde o início do projeto para resolver potenciais complicações relacionadas à segurança e termos do projeto.

Articuladores entre negócios e tecnologia – Eles entendem de modelos de negócios, dores e experiências de consumidores, e são capazes de conectar os pontos entre empresas e estratégias de tecnologias.

Gerentes de projeto – Responsáveis por manter o projeto com profissionais adequados, dentro do prazo e do orçamento. São os gerentes de projetos que apontam quando o projeto está indo para outra direção e restabelecem as expectativas.

Investidores – Na maioria executivos C-Level. Essenciais no andamento de um projeto, os investidores devem ser atualizados frequentemente sobre o status do projeto.

Profissionais de Marketing – Entendem o objeto da empresa no projeto, o impacto da tecnologia e conhecem as maneiras mais efetivas de vender a ideia para funcionários, consumidores e parceiros de negócios.

Profissionais de implementação – Se dividem em dois tipos: os focados em instalação de sistemas tecnológicos e os focados em implementações de processos para modificar a gestão.

Divulgadores – excelentes comunicadores, os divulgadores são os porta-vozes oficiais de um projeto, sendo responsáveis pela continuidade, inclusive ajudando a arrecadar investimentos.

Transformação Digital na prática: como adaptar a mudança para a realidade da minha empresa

Podemos concluir que a Transformação Digital é sobre fazer uma mudança profunda em uma organização, empresa ou instituição usando tecnologia. Mas não é apenas o uso ou adoção de novos apps ou sistemas, é muito mais profundo que isso. Uma estratégia e avaliação completas são necessárias para validar as necessidades de uma empresa para um projeto de Transformação Digital. Trabalhar com analistas de negócios e provedores externos de tecnologia da informação é a maneira mais efetiva de definir o valor e ROI que a empresa necessita. Abaixo, citamos uma lista de dicas essenciais para uma estratégia bem sucedida de Transformação Digital:

Dicas de Transformação digital

Como começar a Transformação Digital dentro da minha empresa?

Conforme mostramos no artigo, o conceito de Transformação Digital varia, mas ele requer a inserção de uma série de práticas, hábitos e processos, onde a tecnologia orienta todos os próximos passos de uma empresa. Se você busca a aplicação de uma estratégia de Transformação Digital no seu negócio, entre em contato com os especialistas da Attri. Nosso time é preparado para oferecer uma consultoria completa e profunda para otimizar resultados do seu empreendimento, porque atuamos diariamente através de processos digitais.

E aí, vamos conversar sobre Transformação Digital?

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e apaixonado por música, futebol, quadrinhos e cinema. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email