Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Compartilhe

Com uma sociedade em constante evolução, a escrita também deve acompanhar o movimento, deixando de lado conceitos velhos e abraçando as novas perspectivas.

converse com comercial attri

Neste artigo, vamos falar sobre a publicidade, a frente de UX Writing e como elas enfrentam as mudanças, assim como a identidade carnavalesca. Afinal, tudo está conectado e vamos te mostrar como! Boa leitura.

 

Carnaval e a comunicação

Um dos períodos mais aguardados pelo brasileiro, o Carnaval faz do país uma referência cultural pelo mundo afora. Mas apesar da tradição, carregamos por muitas gerações, a ideia de uma celebração por vezes machista, com marchinhas e músicas apresentando conteúdos ofensivos que sempre foram vistos como brincadeiras. Como reflexo, éramos bombardeados por campanhas publicitárias cheias de estereótipos e conceitos ultrapassados, principalmente nos comerciais de cervejas.

texto blog 03 carnaval 02

Bom, foi-se o tempo – ainda bem! A palavra de ordem é empatia. Se o Carnaval é uma festa democrática, feita para todos os gostos, públicos, idades, gêneros e não gêneros, a comunicação também precisou se remodelar e descobrir um novo tom para conversar com o consumidor.

Apesar de recente, essa mudança permitiu que o consumidor se relacione de uma forma diferente com as marcas e produtos, desenvolvendo um respeito e admiração com o branding, aumentando ainda mais a fidelização.

texto blog 03 carnaval 03

E o UX Writing?

Hoje a percepção dos consumidores é outra. Os usuários se sentem atraídos por aquilo que é real, verdadeiro, acolhedor e objetivo. As marcas estão 100% vulneráveis na internet, recebendo críticas e apontamentos a qualquer instante que saírem da linha. Por isso, a necessidade de criar um storytelling aprofundado e verdadeiro.

E de que forma as empresas narram essa história? Através da escrita, especialmente das técnicas de UX Writing é claro! Seja ela uma publicação nas redes sociais, uma campanha publicitária ou uma interface de produto digital. 

 

Unidos da Experiência: nota 10!

Em uma escola de samba, cada participante tem um papel específico na apresentação. Vamos imaginar o seguinte: se um produto digital fosse uma escola de samba e o desfile do sambódromo fosse a jornada do usuário, o UX Writing seria o mestre de bateria. Ele é responsável por coordenar todo o ritmo para que os músicos sigam o compasso e não deixem “buracos” durante o desfile.

Na estrutura tradicional da escola de samba, o mestre-sala e a porta-bandeira têm habilidades técnicas de dança para emocionar os espectadores com os seus passos precisos e graciosos. Em uma jornada, com certeza essa é a função do storytelling! Afinal, conduzir o espectador com gentileza e naturalidade é uma arte – dentro do sambódromo e nas interfaces também.

Para retratar a criatividade do enredo das escolas, os carros alegóricos roubam a cena e desafiam o comum, misturando cores, movimentos, tecnologia e entretenimento. Aqui o UX Design encaixa perfeitamente, ao complementar a escrita com recursos visuais que encantam o usuário e facilitam a experiência.

O samba-enredo das escolas aborda os mais diversos temas, indo desde a política, história, esportes a demais assuntos. Ao comparar com a jornada do usuário, podemos associar à identidade da marca e o que ela realmente defende.

 

Não deixe sua marca morrer, não deixe a sua marca acabar.

Se uma empresa não acredita nos valores e conceitos que ela argumenta, certamente o usuário ou consumidor não será convencido. O que nos leva ao início do artigo, quando falamos da mudança de posicionamento das marcas nas campanhas de Carnaval.

Esse artigo foi uma forma lúdica de mostrar o quanto é importante que a sua marca traduza os valores e posicionamentos em cada estratégia, acompanhando as mudanças comportamentais do consumidor que fica cada vez mais exigente. A escrita, seja ela publicitária ou de experiência, é fundamental para essa condução, refletindo principalmente nos produtos e serviços digitais da sua marca.

texto blog 03 carnaval 04

O bloquinho da Attri te espera

Se a sua empresa precisa de um suporte profissional para se adaptar às novas necessidades e exigências do consumidor, então você precisa conhecer a Attri. Temos um time de especialistas com todo o conhecimento e experiência de mercado para transformar a sua marca e deixar ela ainda mais relevante ao público através de produtos e serviços digitais. 

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Daniela Barbosa

Oi! Sou a Dani Barbosa, redatora, formada em Publicidade e Propaganda e cursando pós em Gestão Estratégica de UX Design. Ao invés de ser tagarela, uso o teclado para trocar ideias! Fique à vontade por aqui, tem muito artigo legal pra ser lido.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email