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Advergames são jogos personalizados, desenvolvidos com o único propósito de promover uma empresa, produto ou marca. Desde o boom inicial dos arcades e consoles nas décadas de 1980 e 1990, jogos de marcas clássicas começaram a surgir entre os lançamentos das principais empresas de games, trazendo a jogabilidade, o desafio e protagonistas carismáticos para o universo de grandes marcas.

Assim como hoje em dia as gigantes do entretenimento eletrônico se baseiam em estratégias de marketing para divulgar seus jogos, campeonatos e streamers, no começo da popularização dos videogames nos lares, o marketing em jogos advergame era um recurso para aproximar marcas do seu público.

Os advergames podem não ser comuns para aqueles que não estão familiarizados com a publicidade em jogos. Antes de listarmos os cinco exemplos de cases de advergames de sucesso, vamos abordar neste artigo os principais tipos de advergames:

  • Publicidade Dinâmica no Jogo;
  • Integração de Console;
  • Publicidade Estática em Jogo;
  • Advergaming.

Conheça os principais tipos de advergames

As variações mais populares de advergames são a publicidade explícita no jogo e a integração do console, pois permitem segmentação geográfica e implementação em tempo real nos jogos. A seguir, veremos os outros tipos de advergames que conquistaram o público e as marcas.

Publicidade dinâmica no jogo (DIGA – Dynamic In Game Ads)

Desde que o Super NES passou a buscar incessantemente gráficos 3D nos seus jogos, os cenários dos jogos e a própria experiência de gamificação possibilitaram mais interatividade, especialmente da publicidade.

A partir do sucesso de consoles como Playstation e Nintendo 64, que traziam considerável evolução nos gráficos em relação aos anteriores, a publicidade passou a encontrar um espaço nos cenários virtuais para divulgar marcas de forma personalizada, levando em conta a localização geográfica, o horário e o dia da semana do jogador.

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Esse conjunto de ações é conhecido como publicidade dinâmica, ou DIGA, e exige do anunciante uma atualização constante, além de um trabalho em conjunto com os desenvolvedores dos games. Os anúncios DIGA podem ser encontrados em jogos de console, jogos móveis e jogos de navegador.

Integração de Console

Consoles são microcomputadores destinados a executar jogos de diversas temáticas. Integração de console é quando a publicidade está inserida nas telas de apresentação de plataformas como XBox One ou PlayStation 5.

Os anúncios aparecem nas homes dos consoles, onde o usuário clica e abre a página, micro-página ou ambiente virtual personalizado do anunciante. Nesta forma de publicidade, os anúncios podem ser segmentados por consoles, idade e outros critérios definidos pela coleta de dados.

Publicidade estática no jogo

Se assemelha à publicidade dinâmica que mencionamos anteriormente. Mas aqui, os anúncios são apresentados durante o desenvolvimento do jogo, sem a possibilidade de serem atualizados. Esses anúncios permitem uma integração mais próxima do player durante o jogo.

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Product Placement

Na tradução direta, product placement significa posicionamento de produtos. E nos games, essa colocação de produtos ou serviços de uma marca é feita de forma natural. As marcas usam os jogos para interagir com o consumidor e possibilitar que ele experimente e conheça o produto, ainda que de forma virtual.

As produtoras de jogos detectaram nesta oportunidade de performance digital um modelo para encontrar um patrocínio antes mesmo de o jogo ser lançado, adaptando o storytelling do game à necessidade do patrocinador. Por exemplo, no jogo Worms 3D da SEGA, o personagem bebe Red Bull, ganha mais energia e consegue pular mais alto.

Advergames: Conheça 5 cases de sucesso para empresas

McDonald’s

O Happy Table do McDonald’s é um jogo voltado para crianças, incentivando elas a explorarem o ambiente do Mc Donald’s através do smartphone.

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Pepsiman

Pepsiman é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela KID para o PlayStation. Lançado no Japão em 4 de março de 1999, o game é baseado no mascote do super-herói homônimo do refrigerante americano.

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Doritos VR Battle

O Doritos VR Battle é um jogo interativo de Realidade Virtual baseado em habilidade de movimento e agilidade. Um game para jogar sozinho ou com amigos, disponível nas plataformas Android e Windows.

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Second Life e Dell

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Second Life é um ambiente virtual e tridimensional que simula a vida real e social do ser humano através da interação entre avatares. Criado em 1999 e lançado em 2003, o Second Life é mantido pela Linden Lab. Neste espaço virtual, é possível encontrar diversas marcas do mundo físico, como, por exemplo, a Dell.

Kia Soul no NBA Live ’09, Skate 2, and NHL 09

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No seu lançamento em 2009, o Kia Soul foi apresentado ao público também através de games de esporte, como o NBA Live ‘09, Skate 2 e NHL 09. Na época, a ação foi revolucionária. Desde então, cada vez mais os jogos de esporte costumam simular com fidelidade suas versões físicas, impressionando com anúncios e marcas inseridos em cenários e uniformes.

O impacto dos advergames no marketing e na indústria dos games

O advergame já é presença confirmada em jogos populares, seja no storytelling ou inserido no ambiente virtual do jogo. Se você jogar FIFA Soccer ou assistir um jogo da Premier League na TV, provavelmente vai se deparar com as mesmas marcas anunciando nas placas, ou sendo reproduzidas nos uniformes dos jogadores. Esse impacto se confirma neste infográfico baseado em dados da Webcoregames.

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Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e pós-graduando em User Experience Design and Beyond pela PUC -RS. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

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