Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Compartilhe

Já imaginou poder desenvolver aplicativos compilados nativamente para múltiplas plataformas como mobile e desktop, além de aplicações para web utilizando apenas um único código-base? Esse framework existe e, nesse artigo, vamos entender o que é o Flutter. 

converse com comercial attri

 

Antigamente, era preciso escolher se o seu aplicativo seria mobile ou desktop, universal ou nativo. Os nativos performavam melhor, pois eram escritos em códigos separados para cada plataforma. 

 

Isso os tornava caros, levando mais tempo para desenvolvê-los e ainda era necessário contratar um time de desenvolvedores especializados em cada plataforma. Contudo, o Flutter, baseado na linguagem Dart e criado pelo Google, em 2017, mudou esse cenário. 

O que é flutter, afinal? 

 

O Flutter é um kit de desenvolvimento de código aberto com o qual é possível desenvolver interfaces para apps, sites e portais para diversas plataformas.

 

Com ele, é possível criar projetos para mobile, desktop e web com um único código, tornando o processo do desenvolvimento de aplicativos mais fácil e otimizado. Isso porque o Flutter, além de ser multiplataforma, é uma aplicação nativa. 

 

Um aplicativo nativo é aquele desenvolvido com base no sistema operacional em que vai funcionar e usa recursos do próprio aparelho, como a câmera e o GPS. 

 

Vantagens de um aplicativo nativo 

→ Mais rapidez, pois precisa de menos processamentos

→ Mais qualidade no desenvolvimento e menos bugs 

→ Melhora a experiência do usuário, pois utiliza o hardware e o software do dispositivo móvel

→ Mais modos de uso, pois pode ser usado com uma conexão mais lenta ou até offline

→ Mais segurança, pois não necessita de intermediários, sendo uma aplicação bastante estável

vantagens de um aplicativo nativo

Além de todas essas vantagens, o Flutter também auxilia na hora de desenvolver as versões para Android, iOS, Windows, Linux e todos os outros sistemas operacionais. Sua linguagem de programação é a Dart, bem semelhante ao JavaScript.

Outra característica do Flutter é que os elementos estruturais, como menus, layouts, botões e outros são widgets, podendo assim ser usados a partir dos pacotes já prontos no framework ou criá-los do zero. 

 

Por ser uma das plataformas mais completas do momento, grandes corporações utilizam o Flutter para desenvolvimento de aplicativos. Conheça algumas delas abaixo. 

o que e flutter marcas

Principais características do Flutter

Ao combinar a qualidade dos aplicativos nativos com a flexibilidade de um desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, o framework traz muitas vantagens e benefícios para a criação de aplicativos. 

 

O Flutter contém tudo o que é necessário para criar as melhores interfaces do usuário (UI), possibilitando  que designers renderizem os sistemas operacionais facilmente.

 

Em relação à experiência do usuário, o Flutter trabalha na camada de Interface do Usuário (UI) das aplicações, sem intermediários entre os dispositivos. Com isso, os aplicativos nativos desenvolvidos no Flutter têm uma melhor performance e fluidez, beneficiando a interação com o usuário. 

 

Veja a arquitetura do Flutter 

o que e flutter arquitetura flutter

O Flutter é uma ótima opção para empresas que necessitam do desenvolvimento de aplicativos de qualidade e ótima experiência do usuário, mas que têm um budget restrito. Justamente por ter a mesma base de código para todas as plataformas, o processo de código fica muito mais rápido. 

 

Em outras palavras, utilizando uma explicação um pouco mais técnica, vamos considerar que o seu negócio esteja desenvolvendo um aplicativo multiplataforma usando o widget MaterialApp, do Flutter. 

 

Esse widget, por exemplo, constrói diversos outros widgets úteis na raiz da sua aplicação, incluindo um navegador. Esse navegador gerencia uma pilha de widgets, chamados de strings e conhecidos no Flutter como rotas. Desta forma, o navegador permite que você migre de maneira suave entre as telas da aplicação. 

 

Vamos entender melhor as vantagens desse framework a seguir. Continue a leitura com a gente. 

 

Como o Flutter mudou o desenvolvimento de aplicativos?

Agora que compreendemos melhor o que é Flutter e vimos como o framework funciona, vamos entender como ele impacta positivamente nos processos de desenvolvimento de aplicativos. 

 

Menos tempo de desenvolvimento

Sem dúvida, o fator tempo é um dos mais requisitados e levados em consideração na hora de contratar uma equipe de desenvolvimento de um aplicativo. Grandes negócios e empresas almejam desenvolver o app da mais alta qualidade e o mais rapidamente possível. 

 

Por conta do Hot Reload, recarregamento rápido, em português, a criação de aplicativos no Flutter permite um desenvolvimento mais ágil, pois o desenvolvedor consegue visualizar as mudanças feitas nos códigos instantaneamente enquanto está programando. Com isso, ele pode iterar e otimizar o procedimento dos testes rapidamente. 

 

Desta forma, o time de desenvolvimento economiza tempo, pois os problemas são identificados e resolvidos no mesmo instante em que a programação é feita.

 

Inclusive, aconteceu com um dos apps desenvolvidos no Flutter, o Hamilton App, que leva a experiência do musical americano da Broadway para além do teatro, pois o time precisou desenvolver o aplicativo em menos de três meses e ainda precisou fazer uma mudança grande no código na noite anterior ao lançamento nas lojas. 

 

Aplicativos do Flutter têm um orçamento mais em conta 

 

A qualidade oferecida pelos aplicativos desenvolvidos no Flutter tem um excelente custo benefício, por toda usabilidade e velocidade de carregamento que o framework proporciona. 

 

É uma opção perfeita para testar MVPs, pois ele permite testar os protótipos rapidamente. O custo do Flutter geralmente é menor quando comparado com frameworks diferentes para desenvolver o aplicativo em cada plataforma. Sem contar que não é preciso uma equipe específica para o desenvolvimento da aplicação para Android e outra equipe especializada em iOS, diminuindo ainda mais os custos. 

 

Suporte do Google e da comunidade

 

Por ter sido criado pelo Google, obviamente a equipe de desenvolvimento também conta com o suporte oficial da gigante de tecnologia. 

 

Com isso, você garante para a sua aplicação uma qualidade maior, uma documentação sempre atualizada e a segurança de que este framework não cairá em desuso, com risco de perder o seu aplicativo. 

 

Além disso, o Flutter também é um framework de código aberto e gratuito, que disponibiliza toda a documentação necessária para ser analisada mais aprofundadamente caso necessário. Ele oferece ainda consultas externas para solucionar qualquer problema que possa surgir no futuro. 

 

Aplicativos mais atuais e com maior vida útil 

 

Outro ponto muito interessante do Flutter é que ele torna  a vida útil do aplicativo mais longa por oferecer sempre os mesmos widgets para todas as plataformas. Com ele, não existe o problema de mudança na estética de dispositivos mais antigos, necessitando de menos atualizações nas interfaces ou constantes ajustes no layout.

 

Também pelo fato desses widgets serem parte do código do aplicativo desenvolvido no Flutter, sem intermediários, há muito menos incompatibilidades nas diferentes versões de cada sistema operacional.  Ou seja, o aplicativo da sua marca continuará funcionando em versões mais atuais de dispositivos móveis mais modernos. 

 

Agora que você sabe o que é Flutter, será que essa tecnologia é a melhor para o seu projeto? Ela é uma das tecnologias utilizadas por nossa equipe de desenvolvimento de aplicativos. Entre em contato com o time de especialistas da Attri para saber mais e sanar outras dúvidas. 

 

AGENDAR UMA CONVERSA

 

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Attri. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email