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Alcançar as metas, converter e fidelizar clientes, aumentar a presença da marca no meio digital. Tudo isso é importante para o sucesso de um negócio, mas nada acontece sem as pessoas. Os colaboradores são a alma de um projeto e, portanto, preservar a sua produtividade e qualidade das entregas é fundamental para o sucesso de um projeto. E é aí que entra o Marketing Squad, um formato que vem conquistando as empresas.

Quer saber mais? Continue a leitura com a gente!

Como funciona os squads

Antes de nos aprofundarmos sobre o tema deste artigo, é importante explicarmos melhor sobre o conceito de squad.

A maioria das empresas organiza a divisão dos colaboradores em setores, compostos por profissionais da mesma área de conhecimento, como a equipe comercial, de marketing, financeira, etc. Já o squad é uma forma de reunir um grupo de até dez especialistas nas mais diversas áreas, com um objetivo em comum.

A metodologia defende que a pluralidade de conhecimentos agrega visões distintas em uma entrega, permitindo que o resultado seja inovador.

E para quem acha que se trata de uma ideia “modinha” do universo das startups, o squad surgiu na década de 70! No entanto, ganhou força e aderência mais recentemente, principalmente por conta da necessidade de uma dinâmica mais ágil que a sociedade exige em tempos digitais, com times mais completos e multidisciplinares.
Trabalhar com squads é a saída perfeita para entender as dores e necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, aplicar soluções com mais agilidade.

Tenha em mente que essas são as principais reclamações dos colaboradores, no formato organizacional convencional.

  • Estrutura complexa para liderar
  • Problemas para as tomadas de decisão
  • Baixa visibilidade e transparências dos times
  • Dificuldade de organização entre times
  • Dificuldade em ter datas e prazos

Agora vamos falar sobre as principais qualidades da metodologia squad para que você compare como elas resolvem as dores citadas acima.

Quais as vantagens da metodologia Squad?

Como você pode perceber, a metodologia Squad pode ser bastante benéfica para o crescimento e organização da sua empresa. Entre as principais vantagens o formato, destacamos:

  • Aumento do nível de colaboração entre os profissionais
  • Maior produtividade
  • Criação de equipes autogerenciáveis e com mais autonomia
  • Descentralização de informações, conhecimento e poder de decisão
  • Contribui para entrega mais rápida de soluções aos clientes
  • Melhora da comunicação horizontal da empresa
  • Maior escalabilidade ao negócio 

Percebeu como o formato Squad é uma solução eficiente, acessível e dinâmica? A seguir, vamos ajudar você a entender como aplicar a metodologia no dia a dia dos times de marketing.

Como o Marketing Squad funciona na prática

O formato de Marketing Squad foi criado com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, bem como de otimizar as tarefas e melhorar os processos de uma empresa. Dentro do contexto de marketing, os squads são compostos por profissionais de diversas áreas, como atendimento, gerentes de projeto, designers, redatores, especialistas em inbound e SEO e desenvolvedores.

O squad tem total autonomia para tomadas de decisões, não respondendo a nenhum líder. Afinal, a ausência de hierarquia também é vista como marca registrada da metodologia. 

Após todos estes conceitos apresentados a você, talvez essa aqui seja a lição mais importante: ser ágil não é apenas passar por um processo para aumentar a eficiência e ter mais resultados. É passar por uma mudança de paradigma, de mindset, usando não apenas os métodos ágeis, mas diversas ferramentas e técnicas que fazem deste processo uma verdadeira Transformação Ágil na sua empresa.

Como a Attri constrói o squad ideal para o seu negócio

Com a nossa experiência em realizar projetos de UX e marketing digital em clientes de diversos segmentos e portes, propomos a melhor equipe para o seu squad, de acordo com as necessidades e com a estrutura já existente no seu negócio.

Levamos em consideração as competências e habilidades de cada profissional; perfis, limitações e potenciais; maneiras de acompanhar o desempenho e a evolução do squad e implementação do método de acordo com o perfil da empresa.

 

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Quem escreveu este conteúdo:

Daniela Barbosa

Oi! Sou a Dani Barbosa, redatora, formada em Publicidade e Propaganda e cursando pós em Gestão Estratégica de UX Design. Ao invés de ser tagarela, uso o teclado para trocar ideias! Fique à vontade por aqui, tem muito artigo legal pra ser lido.

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