Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

Em momentos de crescimento ou incertezas, é necessário contar com um direcionamento especializado para tomar decisões mais assertivas e eficazes, evitando deslizes. Entenda como escolher a consultoria de marketing ideal 

O que é uma consultoria de marketing?

 

O marketing é responsável por evoluir o posicionamento da marca perante os clientes e escalar vendas. É um processo decisivo para a empresa e conta com várias estratégias e mídias diferentes para esse fim. 

 

Escolher a equipe de marketing ideal, a melhor agência e os melhores serviços depende de muitos fatores relacionados ao seu negócio. Mas uma coisa é certa: contar com um profissional especializado é muito importante. 

 

Muitos acreditam que fazer marketing é fácil, mas não é bem assim. Realmente, as ferramentas de divulgação estão à disposição de todos e isso é ótimo! Porém, para obter retorno dos investimentos é preciso ter experiência e uma visão holística do que a marca e o público precisam, além de saber como executar o necessário para evitar frustrações. 

 

Executar uma boa ação de marketing reúne conhecimentos técnicos, estudos de marketing estratégico, técnicas e tendências de marketing digital e o acompanhamento de mudanças em algoritmos e ferramentas. Também é imprescindível entender o público e tornar a experiência dele a melhor possível. Tudo isso precisa estar cirurgicamente alinhado para que os resultados positivos cheguem. 

 

É no momento em que os resultados não estão bons ou que a empresa está em crescimento, que muitos buscam pela consultoria de marketing. Uma boa consultoria traz a experiência necessária para:

 

  • Coletar e interpretar os dados de sua marca;
  • Propor quais as melhores estratégias de marketing para alcançar seus objetivos;
  • Mapear quais as características necessárias na equipe ou agência para executar o planejamento;
  • Apresentar resultados e estimativas palpáveis.

 

 

Contar com a consultoria ou mentoria é muito importante para que você consiga ampliar sua visão sobre o marketing e acelerar seus resultados. 

 

Como escolher a consultoria de marketing

 

Hoje não é difícil encontrar um especialista em marketing digital, mas escolher um consultor ou uma empresa de consultoria é um processo que precisa de muita pesquisa e conversa. Olhar para características como volume de seguidores ou capacidade argumentativa pode levar a um grande engano. Sempre observe:

Cases de antigos clientes com bons resultados

Para contratar uma consultoria de marketing é imprescindível conhecer as entregas de sucesso que já foram realizadas pela empresa ou pelo consultor em questão. 

 

Veja os objetivos cumpridos, o faturamento obtido e até o aspecto visual das comunicações que foram desenvolvidas pela consultoria ou empresa em conjunto com o cliente. Isso pode indicar qual o setor em que há mais especialidade ou afinidade, além de possibilitar que você veja os resultados que pode obter com o método que for contratar. 

 

Formação e histórico de mercado

Observe quais as formações e certificações de seu consultor, os parceiros da empresa de consultoria e também o histórico no mercado.

 

Verifique com quais empresas já trabalharam ou atenderam, por quanto tempo e também se há reclamações sobre o serviço. Se houver, veja o contexto e como foi resolvido. Isso é importante, entender como são resolvidas as divergências.

 

Veja também as especialidades, se estão de acordo com o que você mais precisa: mídias pagas, planejamento estratégico, integração com vendas, social media, branding, experiência do usuário, lançamentos, infoprodutos. Enfim, são muitas as possibilidades.

 

Indicações de outros clientes

Verifique o que os outros clientes falam sobre a consultoria de marketing. Publicações, depoimentos no LinkedIn, vídeos, documentos. Tudo isso é a prova de que, com o trabalho adequado, você pode obter muito sucesso com a experiência proporcionada.

 

Equilibre o custo-benefício

A consultoria de marketing costuma ter um valor que muitos consideram alto, mas é preciso encará-la como um investimento que pode mudar completamente a realidade da sua marca. Fazendo a escolha certa, o sucesso é garantido. Esse é o tipo de serviço pelo qual vale a pena pagar bem. Economizar a todo custo pode fazer você perder muito no futuro. 

 

No entanto, existem consultorias com intenções ruins, que podem supervalorizar o serviço. Meça sempre pelo equilíbrio e flexibilidade entre as partes. As possibilidades são investir inicialmente um valor predefinido sobre a consultoria ou então acordar a participação nos resultados obtidos pela campanha.

 

Converse e entenda os detalhes

A melhor forma de avaliar todos os aspectos necessários é iniciar uma conversa para saber mais sobre a metodologia e formato da consultoria, além de encontrar o match necessário para essa parceria. Nada como utilizar também a intuição para garantir a escolha certa.

 

Busque o foco da consultoria de marketing

É pouco provável que você encontre um consultor de marketing que seja especialista em todos os aspectos, mas uma empresa ou agência que forneça a consultoria pode oferecer uma gama maior de soluções em um único contrato. Fica a seu critério observar o foco que quer tomar no momento. Você pode considerar, por exemplo:

 

  • Consultoria de Marketing Digital: focada em melhorar a performance com mídias pagas, inbound marketing, SEO, experiência do usuário e outras técnicas utilizadas para visibilidade digital. 

 

  • Consultoria de Marketing Estratégico: focado na etapa anterior à execução, essa consultoria observará o momento de sua empresa e marca e poderá fazer uma proposta estratégica para mapear as melhores práticas de marketing a serem executadas. 

 

  • Assessoria de Marketing: basicamente é um nome diferente para a consultoria, mas também é muito comum de se encontrar. Essa consultoria é mais geral, e você pode consultar todo tipo de demanda de marketing que necessite em sua empresa, inclusive offline.

 

  • Consultoria de Marketing e Vendas: Focada em otimizar o processo entre marketing e vendas, um gargalo em muitas empresas. A verdade é que ainda é impossível obter um bom resultado de marketing se o alinhamento com o time de vendas não está em funcionamento. Isso inclui processos, ferramentas e estratégias focadas. 

 

E ainda há muito mais nichos de consultorias por aí, basta você buscar que encontrará muitas possibilidades de adquirir conhecimentos específicos e ser guiado para o sucesso, independentemente de seu nicho. 

 

A Attri é focada em gerar resultados significativos aos nossos clientes, com consultorias estratégicas de Marketing Digital e UX Design. Você pode conferir nossos cases de sucesso e conversar com nossos especialistas clicando aqui.

 

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Attri. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email