Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

Criar sites em plataformas prontas pode até ser uma solução mais rápida e prática para colocar o seu negócio no ar. No entanto, apesar da agilidade, esses modelos pré-prontos também vêm acompanhados de uma série de limitações que podem deixar o seu site engessado ou até mesmo comprometer a otimização dele para o Google. É aí que entra o JavaScript.

 

Quer saber mais sobre o tema? Então continue essa leitura com a gente.

 

Olá, prazer! Sou o JavaScript

Conhecida como uma das linguagens de programação mais populares para desenvolver websites, o JavaScript permite que você crie páginas rápidas, bonitas, dinâmicas e cheias de boa experiência ao usuário através da utilização de frameworks e bibliotecas, como Angular, Node.js, React e VueJS.

 

Quando falamos de otimização, o Java (para os mais íntimos) e SEO são fundamentais na construção de produtos digitais dinâmicos e bem otimizados para o Google. Mas você sabe como o JavaScript influencia o SEO? Vamos contar tudo!

SEO e JavaScript

Antes, vamos relembrar o que é SEO? Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e boas maneiras para otimizar o ranqueamento nos resultados de buscas em sites como Google ou Youtube. Quando trabalhado da melhor forma, os resultados são extremamente poderosos!

 

Por ser uma linguagem muito versátil, o JavaScript permite inserir diversos conteúdos dentro das páginas, incluindo as meta tags. Ao otimizar o seu site, é importante estar atento na forma como as meta tags de SEO (como title, description, etc) são aplicadas.

 

Googlebot e o JavaScript

 

Para quem ainda não conhece esse termo, o Googlebot é um programa de computador desenvolvido pelo Google que rastreia as páginas de toda a web. Você também pode encontrar outros nomes para ele, como crawler, spider ou bot. O Googlebot navega pelos sites através dos links que encontra e busca novas páginas web ou conteúdos atualizados.

Todas essas visitações são adicionadas ao índice do Google, também chamado de indexação. É basicamente um banco de dados do mecanismo de busca. Nele,  ficam armazenadas todas as informações que o robozinho do Google identificou, como a URL, título e o conteúdo em formato de texto.

São bilhões de páginas nesse mundão chamado internet. Portanto, o Google precisa de diversos bots funcionando ao mesmo tempo, em vários computadores. É muita engenharia!

 

Mas e o JavaScript? Bom, o Googlebot tem um jeitinho para processar o Java em três etapas: ele rastreia, renderiza e indexa as páginas. Os títulos descritivos e as meta descrições ajudam os usuários a identificar rapidamente quais são os melhores resultados da pesquisa feita. Então, o JavaScript é usado para definir ou alterar a meta descrição e o título.

 

Velocidade do site

 

Um ponto muito importante para ser destacado quando falamos em JavaScript: sites com este tipo de linguagem são nutridos por conteúdos externos, respondendo de acordo com o acesso à página. É fundamental que o tempo de resposta seja o menor possível, até cinco segundos. Quando um site demora para carregar, além de gerar uma experiência ruim para o usuário, compromete o seu desempenho orgânico, ocasionando a perda de posições e acessos. E assim, o trabalho de SEO para melhorar a performance será muito mais árduo.

 

Nesta página do Google, você pode inserir a sua URL e analisar a velocidade de carregamento da página e entender exatamente o que deve ser feito para otimizar o produto digital.

 

Projetos terceirizados

 

Sabemos que falar de SEO, linguagem de programação e bots pode ser um tema complexo. É por isso que você pode contar com a Attri para desenvolver o seu site. Mais que respeitar todas as boas práticas de SEO e linguagem, nossas entregas são ricas em oferecer a melhor experiência ao usuário. Fale com a gente e saiba mais!

 

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Daniela Barbosa

Oi! Sou a Dani Barbosa, redatora, formada em Publicidade e Propaganda e cursando pós em Gestão Estratégica de UX Design. Ao invés de ser tagarela, uso o teclado para trocar ideias! Fique à vontade por aqui, tem muito artigo legal pra ser lido.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email