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Clientes costumam buscar agências para desenvolver um aplicativo, uma campanha, um reposicionamento online ou uma ferramenta de gerenciamento da vida útil de aplicativos. Com certeza esse é um ótimo início de parcerias duradouras entre profissionais de marketing ou tecnologia e empresas carentes destes recursos em seus cotidianos, mas esse começo é equivocado se pensarmos que a solução surge antes da consciência do problema. Antes de iniciar o desenvolvimento de qualquer estratégia de negócios, é preciso entender qual a necessidade e o real problema a ser resolvido.

A pesquisa, combinada com o planejamento, pode fazer a diferença nessa hora. Nem sempre ela é uma escolha de clientes e de suas agências, porque nem sempre parece necessária. Mas a verdade é que o planejamento estratégico de marketing faz toda a diferença no seu projeto, e vamos descobrir a seguir o por quê.

Descobrindo oportunidades e novas ideias

A fase de pesquisa e planejamento oferece mais controle ao cliente. É a etapa de maior colaboração e compartilhamento de conhecimento, e é quando as expectativas são confirmadas. Aqui, são criados documentos que orientam e guiam o projeto, além de manter a equipe no caminho certo no progresso dos processos. Sem pesquisa e planejamento, se perdem as oportunidades de descobrir novas ideias, de se conectar fortemente com os atributos e conteúdos do projeto para identificar as necessidades do usuário, ou de definir um caminho para o projeto que comunique a estratégia digital a longo prazo.

Uma visita rápida e econômica ao supermercado

Uma analogia interessante para a etapa de pesquisa e planejamento é a das compras de supermercado. É sabido por todo mundo – ou quase todo mundo – que ir ao mercado de barriga vazia vai comprometer suas compras consideravelmente. Mesmo com uma lista de alimentos saudáveis e essenciais à mão, a pessoa vai acabar com um pacote de salgadinho, um pote de sorvete ou algo que não estava nos seus planos, mas que frequenta seus desejos de guloseimas. E de repente, os ingredientes para fazer aquela receita saudável acabam ficando nas gôndolas do mercado.

Para evitar idas e vindas, e gastos desnecessários, o ideal é um dia antes de ir ao mercado conferir seus blogs e programas de culinária favoritos e fazer uma lista. Uma tabela definindo as refeições da semana é outra alternativa certeira. Conferir o site do mercado para comparar os preços também não faz mal. Quando a pessoa for ao mercado, o passeio será mais rápido, a conta mais econômica e ela sai de lá exatamente com o que precisa.

Os essenciais do planejamento estratégico de marketing

O que a etapa de pesquisa e planejamento inclui? A verdade é que varia de acordo com o projeto. Mas existem alguns aspectos comuns presentes em planejamentos estratégicos de marketing. A seguir, vamos conhecê-los.

Participação de todos os envolvidos no projeto 

Sim, incluindo o cliente e todos os integrantes da equipe. Investidores em potencial e usuários finais são essenciais durante a fase de planejamento, oferecendo insights e pontos de vantagem para ajudar a orientar a direção de forma eficaz.  

Em algumas empresas, profissionais de garantia de qualidade e desenvolvimento são partes integrais da etapa de planejamento, apontando preocupações e questões antecipadamente, diminuindo risco de errar e construindo o produto final ideal.

Procurando e coletando informações

Do conteúdo de estratégia à experiência do usuário, até a definição de requisitos técnicos para atributos, ou então definição de funcionalidades, produção e performance, a fase de planejamento é uma combinação de caça e coleta de informações com a construção de uma fundação sólida Planejamento é uma oportunidade em aberto para buscar por respostas e avaliações antecipadas. 

Já os protótipos oferecem uma oportunidade de colaboração para usuários interagirem com o produto e dividirem suas frustrações, críticas e interesses. A prototipagem também fornece aos clientes um período inicial de teste de aceitação do usuário, onde a equipe pode realmente ver se a ideia no papel está funcionando conforme o esperado. 

Atividades de planejamento envolvem prototipagem, testes de usabilidade, rascunhos, entre outros, todos voltados ao direcionamento de tempo e energia para identificar problemas e trabalhar em direção às soluções.

Estimativas fortes e mais opções

A estimativa de produção e desenvolvimento é possivelmente o aspecto mais importante da fase de pesquisa e planejamento. Estimar com eficácia as necessidades de desenvolvimento antes de sabermos o que está sendo construído não é uma tarefa simples. Até mesmo definir um intervalo de tempo parece algo incompleto. Mas o resultado de investir em coleta de requisitos, conceitos de prototipagem, design inicial e arquitetura de experiência de usuário de alto nível é uma estimativa muito mais assertiva do custo para criar a solução ideal.

Além disso, esta estimativa final deve relacionar os recursos para que os clientes sejam capazes escolher suas prioridades, evitando orçamentos curtos. Outro resultado do planejamento são recomendações de recursos. Novamente, esta é uma parte colaborativa do processo, e clientes e equipes de projeto devem discutir e revisar juntos.

A combinação de pesquisa e planejamento também controlará toda a jornada do projeto de pesquisa em cada estágio, definindo questões cruciais e a hipótese que será provada ou refutada.

Os conteúdos do planejamento e pesquisa de marketing

O conteúdo de um plano de pesquisa completo deve incluir uma hipótese, metodologia e método de pesquisa. Existem algumas variações entre a pesquisa acadêmica e comercial, mas a seguir, vamos conhecer os elementos em comum.

Hipóteses: o problema a ser solucionado e a base para a solução teorética. Por exemplo, se eu reduzir minha ingestão de calorias, eu perderei peso.

Questões de pesquisa: essas perguntas ajudam a investigar aspectos particulares. Por exemplo, se o potencial impacto da terceirização de produção estiver sendo observado, a pergunta mais comum a ser feita é: como a terceirização impactaria os custos de produção de determinada empresa?

Método de pesquisa: o método usado para obter os dados para pesquisar. Por exemplo, um estudo de caso,  entrevista, ensaio clínico ou testes com usuários.

Definições: um glossário para o planejamento de pesquisa, explicando a terminologia utilizada no documento.

Facilitadores conceituais: um facilitador conceitual ajuda a ilustrar as expectativas de descoberta com a pesquisa. É uma representação visual de uma hipótese mais complexa. Para planejamentos comerciais, também existem orçamentos e prazos estimados, assim como benefícios hipotéticos e concretos para uma empresa, como, por exemplo, a quantidade de dinheiro poupado pelo projeto em questão.

Como é feito um bom planejamento de pesquisa?

 

Um bom planejamento de pesquisa é aquele que é aceito e financiado para começar a executar pesquisas. Se o planejamento for de um estudo fundamental, é interessante considerar o problema à parte. Também é preciso validar como comunicar o seu valor aos investidores. Por exemplo, insumos como financiamento, equipe, IP e como a escala do projeto se alinha ao orçamento de pesquisa da sua empresa.

Se a prioridade da pesquisa é impactar uma empresa ou agência governamental diretamente, é importante considerar os seguintes estágios do compromisso da pesquisa:

Fonte: Nature.com

 

Os 5 propósitos da pesquisa de marketing

Os dois objetivos principais da pesquisa são reunir informações ou testar uma teoria existente. Dividindo esse processo ainda mais, chegamos a 5 finalidades mais específicas de cada tipo de pesquisa:


A importância do planejamento e da pesquisa no desenvolvimento de produtos digitais

Em todos os processos de desenvolvimento de produtos digitais, sejam sites, aplicativos ou plataformas, a equipe da Attri executa uma série de etapas que envolvem planejamento e pesquisa, conforme explicamos neste artigo. A pesquisa é fundamental para compreender o negócio e o que ele oferece, e também o cliente e o que ele procura. 

O planejamento parte dos insights obtidos na pesquisa, onde estabelecemos um caminho para que profissionais de desenvolvimento e conteúdo trabalhem de forma colaborativa e entreguem um resultado que converse com seu público, resolvendo suas dores e necessidades, e que também represente sua marca.

Se você ficou interessado em desenvolver um projeto conosco, entre em contato com um de nossos consultores!

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Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e apaixonado por música, futebol, quadrinhos e cinema. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

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