Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Compartilhe

Startups frequentemente possuem fundos limitados e uma quantidade densa de detalhes para gerenciar. Para a maioria dos empreendedores, o UX design é o último detalhe em termos de prioridade. Nos dias atuais, uma excelente experiência do usuário não é apenas um diferencial entre uma nova startup e sua concorrência mais avançada, mas sim uma necessidade.

converse com comercial attri

 

Startups orientadas por UX Design faturam 32% a mais em receita do que as companhias médias que não fazem do UX Design parte de seus cotidianos. Muito em breve, praticamente qualquer companhia precisará ter um profissional da área na sua equipe para garantir que seus produtos e serviços fornecidos sigam as boas práticas, e também que os funcionários de todos os níveis da organização trabalhem em prol de um objetivo: oferecer experiências de usuário inesquecíveis para o público-alvo.

UX_design_startups-01.

Neste artigo, iremos abordar os seguintes temas:

 

1 – O que é UX (experiência do usuário) Design?

2 – O que um desenvolvedor de UX  Design faz?

3 – Por que uma startup precisa de um profissional de UX Design?

4 – Como incorporar o UX Design em uma startup?

5 – Como encontrar o desenvolvedor de UX Design ideal para o seu time?

 

 O que é UX (experiência do usuário) Design?

A experiência do usuário (UX) molda produtos e serviços que utilizamos diariamente. O UX Design pode ser responsável tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso de uma empresa ou marca, porque é uma estratégia que define como os consumidores irão se sentir ao utilizar um produto ou serviço.

 

UX Design é essencialmente qualquer interação que um usuário tem com um produto ou serviço. Cada elemento que compõem esta experiência é considerado durante o processo de desenvolvimento da experiência, desde como os usuários se sentem, até como facilmente um usuário pode atingir os resultados que deseja através do uso de um produto ou serviço.

O UX Design pode ser aplicado em produtos físicos, aplicativos móveis, sites e aplicações web, além de outros produtos e plataformas digitais. O objetivo final de todas essas aplicações é desenvolver uma experiência de usuário fácil, eficiente, relevante e prazerosa.

 O que um desenvolvedor de UX Design faz?

Profissionais e desenvolvedores da área são responsáveis por criar produtos, serviços e tecnologias intuitivas e acessíveis para os usuários. Eles humanizam o produto ou serviço ao combinar pesquisa de mercado com desenvolvimento de produto, estratégia e design. Seu trabalho auxilia uma companhia a entender e preencher as necessidades de seus usuários da melhor maneira possível.

As 4 disciplinas essenciais de UX Design

O UX Design é um conceito que possui uma série de subdisciplinas. Em empresas maiores ou que compreendem a essência de cada disciplina, desenvolvedores de experiência do usuário podem ser contratados para focar em uma ou duas das seguintes áreas:

Estratégia de experiência: Elaborar uma estratégia de negócios holística, que incorpore as necessidades do cliente e da empresa.

Design de interação: Examinar como o usuário interage com um sistema, projetando cada elemento interativo, de botões a animações, e criando um design intuitivo que promova uma experiência sem esforço.

Pesquisa de usuário: Identificar problemas e projetar a solução por meio de pesquisas com clientes reais e clientes em potencial, bem como testes de usabilidade.

Arquitetura de informação: Organizar informações e conteúdo de uma forma significativa e acessível.

Conteúdo / UX Writing: Criar um copy eficiente, informativo e relacionado à marca para guiar usuários através de experiências efetivas e conversacionais. 

Como foi dito, desenvolvedores de UX Design podem se especializar em subdisciplinas, e serem contratados para focar naquela área específica. Suas tarefas diárias irão depender da dimensão da empresa e das suas necessidades. Em startups, é comum encontrar desenvolvedores  assumindo um dos espectros das tarefas.

 Por que uma startup precisa de um profissional de UX Design?

O valor da área é imenso tanto para o usuário quanto para os profissionais que criam e desenvolvem a experiência do usuário. Um bom UX Design permite aos usuários resolverem situações de seus cotidianos com o menor esforço possível. Seja streamando música ou criando um evento de calendário, a facilidade de executar estas tarefas é o resultado de uma boa experiência do usuário.

Desenvolver essa experiência incrível é a chave para garantir a satisfação do consumidor e construir uma lealdade em relação à marca. Um serviço descomplicado e agradável oferece valor e traz o usuário de volta mais vezes.

Empresas baseadas em design não estão apenas satisfazendo seus consumidores, mas também lucram mais do que as companhias que ignoram o assunto. De acordo com a McKinsey, elas estão consistentemente trazendo 32% a mais em receita e 56% mais alto que o retorno total dos investidores comparados a outras companhias.

Uma das formas mais recomendadas a pequenos negócios para que evitem quebrar é a pesquisa. Pesquisar as necessidades de seu público e desenvolver um produto que realmente as preencha e solucione as dores dessas pessoas é a chave para uma startup bem sucedida.

Outra forma de buscarem o sucesso é contratando áreas nas quais a startup não tem especialistas. A pesquisa do usuário e o design da experiência do usuário são disciplinas complexas e diferenciadas, que podem agregar um valor exponencial ao produto ou serviço de uma startup. Contratar um profissional de UX Design para ajudar uma empresa a economizar tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, gerar a melhor experiência possível para seus clientes é fundamental.

 Como incorporar o UX Design em uma startup?

Se a principal oferta de uma startup é um aplicativo, software ou produto digital, é preciso de um desenvolvedor UX na equipe para ser competitivo. Incorporar o UX Design em uma startup não precisa ser algo complexo. Você pode contratar um profissional full time, meio período ou até mesmo um freelance.

Desenvolvedores de UX Design podem ajudar os times das empresas a serem bem sucedidos de diversas maneiras. Eles não estão lá presentes apenas para pesquisas e montagens de mock-ups. 

imagem texto blog 04 UX design startups 02

O que procurar em um profissional de UX Design?

Seja para contratar um desenvolvedor UX em tempo integral ou terceirizar a contratação, existem algumas características-chave a serem observadas.

imagem texto blog 04 UX design startups 03

 Como encontrar o desenvolvedor UX ideal para o seu time?

 

Pelo fato de que o desenvolvedor UX colabora e se comunica com diversas pessoas dentro da estrutura de uma startup, de designers gráficos a desenvolvedores,  CEOs e investidores, além de consumidores e usuários em potencial, é importante que se busque um perfil facilmente adaptável àquele ambiente corporativo, suas pessoas e culturas.

Primeiramente, é preciso ter certeza de que o processo de entrevista está alinhado para compreender não apenas as habilidades dessas pessoas, mas também como ela se identifica na profissão e como indivíduo. Observar atentamente o portfólio, fazer as perguntas corretas e propor um desafio dentro do contexto da empresa para testar as capacidades do candidato são ótimas estratégias.

Confira os trabalhos anteriores do candidato e, se possível, testemunhe seus processos em algum teste aceitável considerando o tempo disponível nas entrevistas. Outra maneira interessante de descobrir a forma como o profissional enxerga a experiência do usuário é disponibilizar um formulário com questões relevantes sobre a área em diversos segmentos. Assim, fica mais fácil encontrar alguém que se encaixe nas necessidades de sua startup.

Acho que seria legal dizer que outra opção é terceirizar e que a Attri conta com profissionais especializados em todas essas subáreas.

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e pós-graduando em User Experience Design and Beyond pela PUC -RS. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email