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A pandemia do COVID-19 nos fez revisitar diversas suposições sobre a transformação digital. Após as paralisações decorrentes da pandemia em 2020 e 2021, grupos de tecnologia de informação lançaram iniciativas orientadas à tecnologia para possibilitar trabalho remoto e educação a distância. Na sequência, também surgiram novas experiências para consumidores e novos canais de venda online. 

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O momento envolvendo o distanciamento social não era um exercício para implementar tecnologias de rastreamento rápido, mas acima de tudo uma forma das empresas provarem sua capacidade para motivar empregados e clientes a aderirem a novas formas de engajamento e interação corporativa.

 

As novas iniciativas do mundo digital na pandemia

Com clientes e empresas dispostos a abraçar mudanças digitais em larga escala, como as marcas poderiam aproveitar para antecipar o início de uma transformação digital? A seguir, vamos conferir as áreas que mais se beneficiaram com o impacto da pandemia no mercado digital.


Experiência do consumidor 

Apesar de não ser um território inexplorado, a experiência do consumidor no cenário digital recente tem se tornado mais personalizada, com um engajamento emocional maior em relação ao passado. 

Empresas estão aproveitando os dados para oferecer melhores experiências de consumo. Seja um site de roupas online, aplicando inteligência artificial e machine learning para escolher um look baseado em preferências personalizadas, ou um varejista de materiais de construção utilizando um aplicativo móvel para oferecer aos clientes retirada na loja e pagamento sem contato.


Experiência do funcionário 

Automatização e machine learning podem trazer mais eficiência a tarefas rotineiras, enquanto outras tecnologias, como a realidade aumentada, auxiliam trabalhadores de formas jamais imaginadas. 

A tecnologia permite que os funcionários trabalhem menos, mas trabalhem melhor, e a consequência é uma empresa mais produtiva e que atinge resultados.


Operações 

Abastecidas pela Internet das Coisas e pela Indústria 4.0, inovações como digital twins e machine learning ajudam empresas a aproveitarem melhor os dados em tempo real, para melhorar a performance operacional e introduzir novos serviços.

Por exemplo, fabricantes contratados estão usando dados para determinar quais componentes funcionam melhor juntos e quais fornecedores são mais confiáveis para ajudar seus consumidores a desenvolver produtos eletrônicos melhores.


Transformação de modelos corporativos 

Nem toda empresa precisa ser um Uber ou um Airbnb. Muitos negócios podem procurar oportunidades mais restritas para aplicar em suas rotinas, como um aprimoramento digital ou extensões baseadas em informações. 

Companhias de seguro, por exemplo, estão monitorando e ranqueando consumidores à medida que eles se dirigem para otimizar os preços das apólices; as empresas de frotas estão aproveitando dados e análises em tempo real para fornecer serviços de manutenção preditiva e proativa.

Reflexões sobre o impacto da pandemia no mundo digital e tecnologia


O futuro do trabalho no mundo digital e a retomada da atividade econômica

Ao voltarem seu olhar para o futuro do trabalho pós-pandemia, pesquisadores argumentam que as empresas sobrevivem e prosperam dependendo da capacidade de se adaptar a novas tecnologias digitais.

Sobre quais empresas deveriam reabrir primeiro, pesquisadores usaram dados para determinar quais áreas e tipos de negócios teriam maior risco na reabertura e usaram um experimento de campo em Zhengzhou, China, para aprender como incentivar as pessoas a retomar a atividade econômica após o COVID-19.

O futuro do trabalho no mundo digital e a retomada da atividade econômica


Desinformação e mensagens: o papel das mídias sociais no mundo digital depois da pandemia 

Um estudo apontou que o negacionismo da COVID-19 nos EUA estava correlacionado com a polarização política, e como podemos perceber em outros países, incluindo o Brasil, tal estatística não foi uma exclusividade norte-americana. 

Pesquisadores também encontraram maneiras efetivas de comunicar sobre a pandemia, incluindo um “empurrão” para levar as pessoas a refletir se o conteúdo é verdadeiro antes de compartilhá-lo. Também foi analisado se as mensagens de saúde pública devem se concentrar na prevenção para indivíduos, sociedade ou ambos.

  1. O futuro do trabalho para funcionários presenciais

O ponto central da mudança de trabalhos presenciais para o home office terá efeitos prolongados em culturas empresariais e na sociedade em geral.

Especialistas prevêem que o escritório do futuro será um espaço que oferece três funções principais: um showroom para clientes, um laboratório de pesquisa e desenvolvimento e um “ambiente de confraternização” para que colaboradores que trabalham remoto possam se reunir pessoalmente com seus colegas de trabalho.

  1. O advento dos “espaços de 15 minutos”

No cenário pós-pandêmico, escritórios e residências terão a mesma importância para o trabalho de uma empresa, cabendo ao colaborador, juntamente com seus gestores, decidir qual ambiente favorece a sua produtividade. Por isso, novos espaços serão criados para aquelas pausas essenciais durante um dia de trabalho. Uma estratégia para o trabalho do futuro é criar hubs que facilitem a locomoção dos colaboradores até este novo ambiente de trabalho, estabelecendo um prazo de 15 minutos de distância. 

Apesar deste cenário estar mais próximo da realidade de um Vale do Silício ou de cidades bilionárias da Arábia Saudita, uma empresa localizada em uma grande metrópole em qualquer lugar do mundo pode se fragmentar em diversos núcleos que estimulem a aproximação de colaboradores.

  1. Entregas do “mercado de nuvem”

A popularidade de aplicativos de entrega de restaurantes e serviços de alimentação durante o lockdown levantou a questão do que acontecerá com os restaurantes quando puderem abrir em total capacidade novamente.

Enquanto restaurantes mais tradicionais encontrarão mais desafios, outros podem apostar na tendência do “jantar experiencial” – sair para almoçar ou jantar em locais únicos, com culinárias relativamente novas no contexto cultural de uma cidade ou até mesmo assistir a uma apresentação durante a refeição.

Paralelamente, aproveitando o sucesso dos apps de entregas de comida em restaurantes, em breve veremos o surgimento de cozinhas pop-up, ou seja, sem fachada ou cadeiras e mesas, que dependem apenas de serviços de entrega. É provável que essas “cozinhas-fantasmas” se transformem em “mercados em nuvem”, permitindo que os empreendimentos misturem e combinem pratos de uma ampla variedade para entregar na casa do usuário do app.

Os empregos que podem mudar em 2030 em um cenário pós pandêmico


Impactos da pandemia no mercado digital e o cenário pós-COVID 19

Não se pode negar que o contexto imposto pela pandemia, especialmente o distanciamento social, acelerou a adesão de tendências que talvez levariam algum tempo para serem adotadas pelas empresas. Mas antes do cenário se instalar, a transformação digital vinha pavimentando um caminho cada vez mais bem visto por acionistas e lideranças corporativas, ressignificando o valor do trabalho.

Processos cotidianos foram automatizados pela tecnologia, permitindo aos colaboradores mais tempo para pensarem em inovação, aperfeiçoamento e, especialmente, em qualidade de vida. Esses novos focos sempre culminam em resultados e produtividade. 

A Attri ajuda a sua empresa a encontrar os métodos que combinam com a cultura interna do seu negócio por meio de estratégias de transformação digital.

Considerando os dois anos de pandemia que viraram o mercado de ponta cabeça mencionados neste artigo, o presente é sempre o momento mais oportuno para começar a mudança. Vamos conversar?

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Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e pós-graduando em User Experience Design and Beyond pela PUC -RS. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

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