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Muitos profissionais de SEO passaram os últimos anos recriando boas práticas, especialmente a partir do contexto pandêmico de 2020. Mas em 2021, o Google decidiu movimentar o marketing de e-commerce com o Google Avaliações do Consumidor, um serviço gratuito que permite que a empresa colete feedbacks importantes dos clientes que fizeram compras no seu site. 

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Uma série de updates surgiram durante o ano, como o do Google Page Experience, colocando o UX como um fator essencial para o ranqueamento. Mas 2022 chegou, e é hora de ouvir e analisar o que os principais profissionais de SEO têm a dizer sobre as tendências para o ano.

Intenção do Usuário

Um dos tópicos mais falados para 2022 é a intenção do usuário. Especialistas acreditam que é tempo das pessoas pararem de pensar em termos de conteúdo orientado para SEO e criar conteúdos para usuários com suas intenções e palavras-chave em mente.  Considerando updates como o Google reescrevendo títulos meta e surgindo com resultados divididos nos SERPs (Search Engine Results Page) em 2021, a gigante da big tech parece estar trabalhando para identificar a intenção verdadeira por trás de uma busca do usuário, independentemente do tipo de pesquisas. 

É por isso que os profissionais de SEO precisam trazer o foco para uma abordagem holística de suas estratégias de conteúdo em 2022. Vídeos, blogs ou conteúdos para web devem ser planejados a partir de palavras-chave, da intenção dos usuários por trás da busca e consumo deste conteúdo, e o estágio onde seus consumidores se encontram em uma jornada de compra. A busca intencional será fundamental em 2022, e marketeiros serão obrigados a repensar sua abordagem de criação de conteúdo focando em entender o significado da busca do usuário.

Conteúdo de qualidade

Um aspecto comum em sites grandes ao concluir auditorias é que muitas páginas são categorizadas como “descobertas, atualmente não indexadas” no Google Search Console.

Isso muda em 2022, e o GSC passa a prestar mais atenção em padrões que o Google pretende destacar. O Google costumava dizer que as páginas com potencial de indexagem deveriam ser fantásticas, e este é o mantra dos profissionais do SEO a partir deste ano.

Essa mudança acontece porque muitas páginas com poucas práticas de SEO na maioria das vezes ganham links e divulgação de marketing digital, adicionando centenas de conteúdos, ou ou apenas utilizando correções técnicas específicas de SEO. Apesar de funcionarem de imediato, estas soluções não se sustentam a longo prazo.

Como essa tendência criou muito conteúdo similar na web, é importante publicar conteúdos únicos que abordam tópicos diferentes dos outros sites. Focar na informação diferenciada e destacar a especialidade na área de de tópicos são estratégias que conversam melhor com os novos requisitos do Google, e se distanciam da mesmice.

Localização e mudanças de SERPs 

Dave Davies, CEO e Co-fundador do Beanstalk Internet Marketing, acredita que em 2022 nós continuaremos focando em adicionar novos recursos e layouts as Search Engine Results Pages (SERPs). No entanto, é importante ter em mente que a desinformação está conduzindo o Google a criar SERPs orientadas a fatos verificados. Afinal, resultados de busca são poderosos, e o simples fato de uma ideia surgir repetidamente em títulos de páginas nestes resultados pode reforçar uma convicção, seja verdadeira ou falsa.

O Google costuma fazer experiências com alterações no layout para dispositivos móveis, especificamente para a intenção local. Conforme afirma Hellen Pollit, SEO Manager na iTech Media, o Google irá focar muito mais em localização de conteúdo em 2022, porque ano passado vivemos mais sites com conteúdos específicos de determinados países superando aqueles que costumava ser os top SERPs, porém com um direcionamento de conteúdo mais global.

Conteúdo visual

Em 2022, a dependência dos bancos de imagens está com os dias contados. Sites com imagens únicas terão um grande impulso nos resultados de imagens, produtos e na busca normal. Esta é uma reação do Google ao comportamento dos jovens usuários que se identificam com lifestyles próprios e característicos. Ao recompensar esses sites que usam imagens originais, mais serão criados, e o aprendizado do Google Lens melhora.

A pesquisa do Search Engine Journal sobre as tendências de SEO para 2022 aponta que o Google Discover também está aproveitando imagens.O estudo recente mostra que sites utilizando a meta tag max-image-preview:large conseguiram ver uma melhora na taxa de cliques em 79% e um aumento no total de click em mais de 333%.
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Automação

Enquanto a maioria dos profissionais de SEO no mundo tem aumentado seu conhecimento em Python, em 2022 nós veremos mais automação, especialmente em agências que pretendem automatizar o máximo de auditorias técnicas, ferramentas para análise e outras áreas de pesquisa. Veremos mais automação de auditorias técnicas que utilizarão machine learning para questões técnicas de segmentação por tipo de conteúdo.

Aleyda Solis, International SEO Consultant e fundador da Orainti, acredita que os profissionais devem aproveitar a automação de SEO para garantir qualidade ao conteúdo. Segundo ele, “a implementação de validação e alertas de SEO em tempo real e sistemas dentro de nossas plataformas, para evitar a geração de problemas em primeiro lugar ou monitorá-los em tempo real para ser avisado assim que acontecerem, se tornarão mais importantes para evitar histórias de horror comuns de SEO”.

A popularização da automação chega em boa hora, porque enquanto o ritmo de mudança no SEO segue aumentando, os profissionais estão lidando com sites maiores e mais complexos. A automação supera as dificuldades com tecnologia, habilidades e recursos para entregar sempre um conteúdo ranqueável. 

O desafio é reduzir o tempo de aquisição de dados e voltar a atenção para insights de ação. Profissionais de SEO precisarão investir significativamente em desenvolvimento de automação em 2022. No entanto, apesar da importância do novo papel da automação, a criatividade humana e os processos editoriais seguem fundamentais na produção de conteúdos que satisfaçam os usuários e os requisitos de ferramentas de busca.

Dispositivos móveis e experiência do usuário

Em 2021, Google introduziu novas ferramentas para incentivar a otimização de conteúdos mobile, assim como a experiência da página. Jori Ford, CEO da FoodBoos, acrescenta que “com essas peças amadurecendo, a experiência de páginas em dispositivos móveis estará relacionada com a maior parte da navegação na Internet.” Ford também afirma que “com base em ferramentas, recursos e atualizações recentes de análises, é claro que a totalidade da experiência móvel, desde a descoberta até a facilidade com que os usuários podem interagir, envolver e utilizar, se unirão como experiência de conteúdo dos últimos anos.”

Renovação de conteúdo existente

O reaproveitamento de conteúdo já publicado, atendendo aos novos requisitos de SEO, é uma das tendências para 2022. Isso significa que os profissionais de SEO podem recuperar conteúdos antigos e adicionar novos detalhes, um copywriting com mais densidade, e principalmente, palavras-chave mais próximas da intenção do usuário. O resultado final é a capacidade de aumentar o ranqueamento e se destacar na competição de tráfego orgânico deste ano.

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E-A-T

E-A-T: Expertise (expertise), Authoritativeness (autoridade), Trustworthiness (confiabilidade). Esses são os três conceitos apresentados pelo Google como fatores de avaliação da qualidade das páginas web. E a importância do seu crescimento será uma tendência a ser considerada em 2022.

Independente da estratégia do seu SEO, é crucial para todo profissional da área entender como se demonstra o E-A-T em um nível apropriado no conteúdo do seu site, na construção de links, no PR online e até mesmo em técnicas de SEO.

Andrew Shotland, o fundador e CEO da Local SEO Guide, se refere ao E-A-T como utilidade do conteúdo. “O desafio que sempre tivemos com o E-A-T é que ele não é mensurável. Então criamos a nossa própria métrica, a Utilidade do Conteúdo”, explica Shotland. “Por exemplo, uma vez que conseguimos ver os tipos de classificação de páginas/conteúdo para um grande conjunto de consultas relacionadas, podemos analisar essas páginas em escala e compará-las com as páginas do nosso site”, afirma.

Velocidade de carregamento aperfeiçoada

Há um bom tempo, a velocidade de carregamento da página figura entre as listas de tendências para SEO daquele ano. O fato desse requisito ser recorrente não é à toa. Parte das melhores experiências de usuário passam pela velocidade de navegação. E se os dispositivos de acesso a web são aprimorados a cada ano que passa, não existem mais desculpas para não dar a atenção devida a este fator tão importante para o ranqueamento, estabelecido pelo próprio Google. 

Quanto mais rápido a página carrega, mais conversões e mais tempo otimizado de navegação para o usuário. Existem uma série de plugins de SEO para WordPress e mais plataformas que conseguem encontrar no seu site os aspectos a serem melhorados tecnicamente, como o carregamento. Outra solução é trocar de plano no seu site de hospedagem.

Alcance os melhores resultados no ranqueamento do Google com as estratégias de SEO da Attri.

A cada ano que passa, o Google vem aperfeiçoando os requisitos do ranqueamento para evitar desinformação, conteúdo repetido e páginas com performance rasa, e recompensar boas práticas de SEO. Além da aplicação direcionada de um SEO mais técnico, os sites que compreenderem melhor a intenção do usuário já na etapa da busca estão em vantagem em relação à concorrência. E em 2022, conteúdo original e de alta qualidade, promovendo boa navegabilidade e experiência ao usuário, terá preenchido as principais exigências da ferramenta de busca.

Se você quer associar a sua marca com sites que entregam a experiência que o usuário espera e figura na primeira página do Google, a equipe de especialistas da Attri está aguardando o seu contato para desenvolver um projeto onde as estratégias de SEO se mantém atualizadas com as principais tendências da área.

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Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e pós-graduando em User Experience Design and Beyond pela PUC -RS. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

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