Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Compartilhe

A plataforma Magento é uma das mais usadas no mundo para e-commerces de vários portes e segmentos. Não é à toa que são mais de 250 mil lojas virtuais pelo globo.

converse com comercial attri

Mas antes de apresentar todas as vantagens do marketplace Magento, trouxemos um pouco da história deste incrível sistema e o porquê de ele ser considerado um grande sucesso mundial.

Acompanhe essa leitura com a gente e conheça mais sobre o tema! Boa leitura.

Como tudo começou: a história do Magento

No final dos anos 90, a empresa americana Varien Inc., sediada na Califórnia, iniciou testes em uma ferramenta alemã, como uma tentativa de se desenvolver no segmento de e-commerce. Como o software não era atualizado, a Varien decidiu criar o seu próprio produto, já pensando na possibilidade de ser uma inteligência capaz de se ajustar de acordo com as inovações do mercado.

Após cinco anos de teste, nasce a plataforma Magento. A partir daí, o software se desenvolveu cada vez mais, sempre respeitando os critérios de qualidade e inovação. Aos poucos, o sistema foi mudando e evoluindo, ganhando força e credibilidade no mercado online.

Em 2009, a Varien lançou o Magento Enterprise, uma versão paga e dedicada aos e-commerces de grande porte. Tal estratégia abriu os olhos da gigante PayPal, que adquiriu 50% da empresa, passando então, a ser chamada de Magento Inc. Em 2011, a empresa foi 100% comprada pela eBay, mas em 2015 a parceria foi desfeita, pois a eBay acreditava que  “fora dela, o Magento poderia brilhar ainda mais”.

Os números da plataforma Magento

Hoje, o marketplace é responsável pela criação de ⅓ das lojas virtuais do mundo! Uma presença global incrível. Juntos, estes e-commerces faturam, anualmente, mais de 50 bilhões de dólares em produtos e serviços.

No Brasil, ela é a plataforma base de grandes e-commerces conhecidos como a Saraiva e a Porto Seguro. Lá fora, podemos destacar as gigantes da tecnologia Samsung e Nokia, além dos ícones do universo da moda como John John e Christian Louboutin, que confiam no Magento para transformar o canal online em uma grande potência de vendas.

O que mais chama a atenção no Magento é a possibilidade de atender a diversos segmentos e tamanhos de empresas, por ser uma solução open-source (código de fonte aberto). Vamos falar mais sobre isso em seguida.

Conheça quais são as cinco principais vantagens do sistema:

  1. Código open source

Como falamos acima, o código aberto é um dos maiores diferenciais do Magento. A partir dele, o desenvolvedor consegue montar a loja virtual dentro das necessidades do lojista.

  1. Personalização da sua loja

O marketplace permite a customização do e-commerce do jeito que o cliente preferir, sem abrir mão de um design intuitivo.

  1. SEO avançado

O Magento facilita a indexação no Google, ajudando na publicidade da loja virtual. Vale lembrar: não existe um bom marketing sem SEO! Explicamos mais detalhes neste artigo.

  1. Fácil integração de ferramentas

O software permite a combinação de diversas funções dentro do e-commerce. Por exemplo: ao incluir o módulo dos Correios, o usuário poderá visualizar o cálculo automático de frete. Você também pode incluir diversos meios de pagamento e ferramentas para melhor otimização e insights de estratégias para o site, como o Google Analytics.

  1. Disponibilidade de recursos

A plataforma suporta mais de 500 mil produtos em um só site e consegue lidar com um fluxo de 80 mil pedidos por hora. O Magento também oferece diversos recursos para ajudar no gerenciamento da empresa, como a gestão dos catálogos de produtos, atendimento ao cliente, gestão de frete e relatórios.

“Eu mesmo posso fazer meu site no Magento?”

Não há dúvidas de que, hoje, o Magento é um dos melhores sistemas para a criação de e-commerces. Mas respondendo à pergunta do título, essa é a única ressalva: a plataforma precisa de mão de obra especializada, necessitando de um programador ou agência de confiança responsável pelo site.

No entanto, contar com um especialista é sempre a melhor opção, seja qual for a plataforma escolhida. Assim, você evita futuras dores de cabeça e preocupações, ganhando tempo para gerenciar o seu negócio.

A Attri conta com um time especializado para desenvolver o seu e-commerce no Magento. Temos um time com um vasto conhecimento no mercado, atuando não apenas na criação do site e nas boas práticas de SEO, mas também em estratégias de inbound para alavancar as suas vendas. Fale com a gente e saiba mais!

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Attri. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email