Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

A plataforma Magento é uma das mais usadas no mundo para e-commerces de vários portes e segmentos. Não é à toa que são mais de 250 mil lojas virtuais pelo globo.

Mas antes de apresentar todas as vantagens do marketplace Magento, trouxemos um pouco da história deste incrível sistema e o porquê de ele ser considerado um grande sucesso mundial.

Acompanhe essa leitura com a gente e conheça mais sobre o tema! Boa leitura.

Como tudo começou: a história do Magento

No final dos anos 90, a empresa americana Varien Inc., sediada na Califórnia, iniciou testes em uma ferramenta alemã, como uma tentativa de se desenvolver no segmento de e-commerce. Como o software não era atualizado, a Varien decidiu criar o seu próprio produto, já pensando na possibilidade de ser uma inteligência capaz de se ajustar de acordo com as inovações do mercado.

Após cinco anos de teste, nasce a plataforma Magento. A partir daí, o software se desenvolveu cada vez mais, sempre respeitando os critérios de qualidade e inovação. Aos poucos, o sistema foi mudando e evoluindo, ganhando força e credibilidade no mercado online.

Em 2009, a Varien lançou o Magento Enterprise, uma versão paga e dedicada aos e-commerces de grande porte. Tal estratégia abriu os olhos da gigante PayPal, que adquiriu 50% da empresa, passando então, a ser chamada de Magento Inc. Em 2011, a empresa foi 100% comprada pela eBay, mas em 2015 a parceria foi desfeita, pois a eBay acreditava que  “fora dela, o Magento poderia brilhar ainda mais”.

Os números da plataforma Magento

Hoje, o marketplace é responsável pela criação de ⅓ das lojas virtuais do mundo! Uma presença global incrível. Juntos, estes e-commerces faturam, anualmente, mais de 50 bilhões de dólares em produtos e serviços.

No Brasil, ela é a plataforma base de grandes e-commerces conhecidos como a Saraiva e a Porto Seguro. Lá fora, podemos destacar as gigantes da tecnologia Samsung e Nokia, além dos ícones do universo da moda como John John e Christian Louboutin, que confiam no Magento para transformar o canal online em uma grande potência de vendas.

O que mais chama a atenção no Magento é a possibilidade de atender a diversos segmentos e tamanhos de empresas, por ser uma solução open-source (código de fonte aberto). Vamos falar mais sobre isso em seguida.

Conheça quais são as cinco principais vantagens do sistema:

  1. Código open source

Como falamos acima, o código aberto é um dos maiores diferenciais do Magento. A partir dele, o desenvolvedor consegue montar a loja virtual dentro das necessidades do lojista.

  1. Personalização da sua loja

O marketplace permite a customização do e-commerce do jeito que o cliente preferir, sem abrir mão de um design intuitivo.

  1. SEO avançado

O Magento facilita a indexação no Google, ajudando na publicidade da loja virtual. Vale lembrar: não existe um bom marketing sem SEO! Explicamos mais detalhes neste artigo.

  1. Fácil integração de ferramentas

O software permite a combinação de diversas funções dentro do e-commerce. Por exemplo: ao incluir o módulo dos Correios, o usuário poderá visualizar o cálculo automático de frete. Você também pode incluir diversos meios de pagamento e ferramentas para melhor otimização e insights de estratégias para o site, como o Google Analytics.

  1. Disponibilidade de recursos

A plataforma suporta mais de 500 mil produtos em um só site e consegue lidar com um fluxo de 80 mil pedidos por hora. O Magento também oferece diversos recursos para ajudar no gerenciamento da empresa, como a gestão dos catálogos de produtos, atendimento ao cliente, gestão de frete e relatórios.

“Eu mesmo posso fazer meu site no Magento?”

Não há dúvidas de que, hoje, o Magento é um dos melhores sistemas para a criação de e-commerces. Mas respondendo à pergunta do título, essa é a única ressalva: a plataforma precisa de mão de obra especializada, necessitando de um programador ou agência de confiança responsável pelo site.

No entanto, contar com um especialista é sempre a melhor opção, seja qual for a plataforma escolhida. Assim, você evita futuras dores de cabeça e preocupações, ganhando tempo para gerenciar o seu negócio.

A Attri conta com um time especializado para desenvolver o seu e-commerce no Magento. Temos um time com um vasto conhecimento no mercado, atuando não apenas na criação do site e nas boas práticas de SEO, mas também em estratégias de inbound para alavancar as suas vendas. Fale com a gente e saiba mais!

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Attri. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email