Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

Quando falamos de desenvolvimento de sites, existem várias etapas até a entrega ser concluída, indo muito além da criação ou programação. Cada momento tem a sua devida importância e um impacto muito grande para que a entrega final esteja perfeita, atendendo às expectativas e alcançando resultados.

Neste artigo, vamos falar sobre cada uma delas. Acompanhe a leitura com a gente!

Começando do zero o Desenvolvimento do Website!

Aqui na Attri temos um cronograma para maior aproveitamento tanto do time interno (designers, programadores, conteudistas e especialistas de SEO), quanto do cliente. Nosso dia a dia é 100% remoto, por isso, todo o contato com o cliente é realizado em reuniões online práticas, respeitando metodologias próprias.

Normalmente, um processo de desenvolvimento de sites é dividido em:

  1. Definição do Projeto;
  2. Estrutura do Site;
  3. Design Visual;
  4. Desenvolvimento do Site e testes;
  5. Lançamento do website.

A seguir, apresentaremos cada um deles para que você entenda melhor sobre todos os momentos da demanda. Vamos lá?

  1. Definição do Projeto

Como explicamos anteriormente, na Attri aplicamos reuniões pontuais com o cliente, levantando seus principais problemas, as necessidades e expectativas sobre o projeto. Dessa forma, podemos definir as funcionalidades que resolvem as dores deste cliente e de que forma a experiência e usabilidade podem ajudá-lo.

Temos uma metodologia própria para extrair as informações mais importantes que servirão de guia para o time interno.

 

  1. Estrutura do site

Essa é uma etapa essencial! Primeiro, desenvolvemos o sitemap (uma visão macro do site que identifica todas as URLs da página) e, na sequência, criamos as primeiras versões dos wireframes, respeitando as boas práticas de UX e UI. Aqui, os textos também já são entregues pelo time de conteúdo, estruturando os melhores CTAs para que cada botão alcance o seu melhor potencial de conversão.

O wireframe está pronto e os conteúdos já estão aplicados? Então agora é hora de apresentar a primeira versão para que o cliente aprove o rascunho do projeto.

Você percebe a importância do Wireframe? Usando esse recurso, podemos ser mais ágeis, chegando ao produto ideal em menos tempo.

  1. Design Visual

Wireframes aprovados! Agora é hora de dar vida a cada tela, botão e imagens, sempre respeitando as melhores orientações que o UX e UI oferecem.

Vale lembrar: as cores, fontes e fotografias devem estar de acordo com o guia de marca do cliente.

Nessa fase também é normal ter mais uma aprovação do cliente. Todo o material deve ficar o mais assertivo possível, antes de entrar na fase de desenvolvimento.

  1. Desenvolvimento do site e testes

Chegou a hora de programar! Aqui, começamos a codificação das funcionalidades definidas logo no início do projeto, com a linguagem de programação também já pré-definida nas primeiras conversas com o cliente. Essa é uma fase com alto nível de complexidade, já que o desenvolvimento é dividido entre duas etapas:

  • Back end: também conhecido como tudo que envolve os bastidores do site, funcionalidades, banco de dados, etc. Ou seja, o que fica por trás da cortina!
  • Front end: tudo o que você consegue enxergar na página, como as cores, botões, movimento das telas, textos, etc. Ou seja, o espetáculo!

Em paralelo com a programação, o time de SEO já está por perto, acompanhando as melhores práticas para que o site tenha um excelente ranqueamento nas páginas de busca. É aqui também que se inicia a implementação técnica do monitoramento das taxas de tráfego, clique, permanência e demais índices de conversão.

Desenvolvimento o website concluído! Agora é hora de testar todas as funcionalidades, navegação, campos de digitação e, claro, o monitoramento do site. Esse é o momento perfeito para corrigir eventuais falhas, entregando para o cliente um resultado final de alto nível!

 

  1. Lançamento

Projeto aprovado pelo cliente, lançamento concluído: sucesso! Daqui para frente, é muito importante realizar o monitoramento do site, avaliando as métricas de conversão. Com esses índices, é possível traçar metas e estratégias para alavancar os resultados.

 

Por que investir no desenvolvimento de um site?

Pense como um consumidor: quantas empresas existem por aí que não tem um site? E você, como potencial cliente, confiaria nessas marcas? Quando falamos de um site funcional, com uma excelente experiência, usabilidade e um design agradável, tudo isso transmite confiança para o público. 

Seja um site institucional ou e-commerce, você pode contar com todo o conhecimento e experiência da Attri. Temos um time completo, especialistas em análise de mercado, identificando a concorrência, tendências de mercado e novidades que vão encantar o seu público-alvo.

Deixe nossos especialistas entenderem profundamente o seu modelo de negócio e entregarem soluções digitais que vão ajudar você a crescer! Fale com a gente.

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Daniela Barbosa

Oi! Sou a Dani Barbosa, redatora, formada em Publicidade e Propaganda e cursando pós em Gestão Estratégica de UX Design. Ao invés de ser tagarela, uso o teclado para trocar ideias! Fique à vontade por aqui, tem muito artigo legal pra ser lido.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email