Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Compartilhe

A pandemia do Covid-19 afetou seriamente a maior parte dos segmentos econômicos. Portanto, mudou consideravelmente a visão de muitos negócios. Até mesmo uma relativa e resiliente indústria como o mercado de aplicativos móveis. Da mesma forma, o futuro do desenvolvimento de aplicativos móveis para empresas tem se modificado rapidamente.

converse com comercial attri

O desenvolvimento de aplicativos móveis corporativos sempre foi um processo totalmente interno. No entanto, a pandemia criou um movimento massivo de trabalho remoto, estabelecendo também ambientes de trabalho remoto. O movimento tem posto desenvolvedores de aplicativos móveis para empresas em uma posição única. Mais do que nunca, os times de desenvolvimento têm colaborado de forma remota.

Enquanto o trabalho remoto impõe alguns desafios, os desenvolvedores de aplicativos móveis podem se beneficiar dessa onda. Apesar da eficiência operacional ter deslizado um pouco, muitas empresas têm reportado melhorias na produtividade individual. Estas melhorias se devem principalmente ao tempo livre, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e colaboradores mais felizes.

Criando meios de comunicação interna que colaboram com os modelos híbrido e remoto

Equipes de desenvolvimento de aplicativos móveis corporativos precisam ser criativas para se destacarem. Sobreviver a uma economia regida pela pandemia significa tomar decisões de mudanças que permitam operações contínuas. Enquanto empresas e times de desenvolvimento podem encontrar dificuldades para se encontrarem pessoalmente, existem outras alternativas disponíveis.

Times de desenvolvimento internos e de tecnologia da informação vão precisar, da mesma forma, encontrar caminhos adicionais para alavancar a mão de obra terceirizada. Não apenas isso, mas criar meios de comunicação interna que apoiem a colaboração remota. Isso significa configurar recursos de videoconferência, canais internos de conversas e outras ferramentas de comunicação.

Desenvolvedores de aplicativos móveis e profissionais em todas as indústrias estão confiando em soluções de comunicação interna mais do que nunca. O novo normal que apresenta um ambiente de trabalho remoto vem acompanhado de uma série de desafios.

Existem prós e contras em qualquer cenário. Uma verdade inescapável, enfatizada pelo ditado popular “a grama é sempre mais verde no lado do vizinho.” Em outras palavras, enquanto existem desafios para o desenvolvimento remoto de apps móveis corporativos, entender como impulsionar novos padrões pode fazer destes desafios, benefícios.

1 – Comunicação – Esse é possivelmente o maior obstáculo. Sem um escritório físico, pode ser difícil que os times se comuniquem com facilidade, sem contar a colaboração intuitiva possibilitada pelo ambiente. No entanto, com o pacote correto de tecnologia e softwares, os times podem se comunicar e colaborar mundo afora, não importa a escala. Problemas de comunicação específicos podem estar relacionados ao fato de alguns membros da equipe estarem em vários fusos horários, reduzindo a eficiência ou o acesso ao contato imediato. Isso pode frustrar colaboradores que contam um com o outro, expondo questões de cronograma.

2 – Integração – A integração de um aplicativo móvel corporativo recém-desenvolvido pode se beneficiar de um ambiente de trabalho remoto. A capacidade de trabalhar remotamente é seguida de um avanço geral em capacidades tecnológicas. Muitos desses mesmos meios construídos para a comunicação tornarão a fase de integração muito mais fácil.

3 – Reiterações – Na mesma linha de pensamento, atualizações, reiterações e novas versões deveriam todas receber um impulso em acessibilidade e eficiência. Acrescente isso à eficiência melhorada dos indivíduos que produzem em times remotos, e visualize empresas que se estabelecem para manter lucratividade no mercado mais volátil da história moderna.

 

Os desafios do desenvolvimento de apps móveis corporativos

O futuro se manteve pouco claro durante a pandemia e no contexto pós-pandêmico, mas ainda assim a resiliência humana é palpável. Com um crescente mercado de apps móveis, existem alguns desafios a serem superados. A seguir, vamos dar uma olhada de perto nos principais deles.

Estratégia de API

Um aplicativo móvel conversa com servidores de empresas utilizando APIs, por isso a estratégia de API é fundamental. Infelizmente, o Design de API que equilibra um ótimo UX Design para o usuário final, mais asegurança, é difícil de atingir. Como o API em um aplicativo empresarial é integrado às funções de negócios, deve obedecer a padrões de alta segurança.

Desenvolvimento de aplicativo lento

Para quem planeja começar um aplicativo móvel corporativo a partir de um rascunho, é melhor se preparar para um projeto de desenvolvimento de longo prazo. A notícia boa é que o time de desenvolvimento pode se beneficiar de componentes reutilizáveis em desenvolvimento de código baixo ou utilizar plataformas de aplicativos móveis corporativos. Isso permite a construção de aplicativos móveis multiplataforma e a possibilidade de conectá-los aos serviços corporativos. Além disso, é possível aumentar a velocidade do desenvolvimento do software com um time de desenvolvimento dedicado a superar prazos.

Integração com Recursos Back-End

Integrar um novo aplicativo móvel com serviços back-end já existentes é um desafio e tanto. A verdade é que grandes empresas podem frequentemente se deparar com serviços back-end datados, e isso vai restringir a velocidade do desenvolvimento e causar problemas. Em algumas casos, pode ser impossível integrar um aplicativo móvel ao serviço.

Distribuição do app

A distribuição de aplicativos móveis difere da distribuição comum de softwares. Não existe cópia-mestre do aplicativo e todo processo é afunilado através dos mercados de apps. Isso direciona  trabalho legal adicional requerido para distribuição de aplicativos móveis corporativos.

Segurança

A segurança é um elemento de alta prioridade para um aplicativo móvel. O desafio, no entanto, é criar um app o mais seguro possível, iniciando no armazenamento seguro de dados do usuário, até reduzir as vulnerabilidades do sistema operacional ao mínimo.

O que considerar antes de construir um aplicativo móvel corporativo?

 

Colocaria um parágrafo de introdução aqui com uma ou duas frases, antes dos itens

Objetivos do negócio

 

É importante saber qual tipo de produto uma empresa precisa e como ele corresponde aos objetivos atuais do negócio. Antes de investir em desenvolvimento de aplicativos, é importante entender o que você planeja atingir com um app móvel. Sem dúvidas, a funcionalidade de um aplicativo e seu sucesso dependem parcialmente do quão bem definidos são os objetivos de um aplicativo corporativo.

 

Administração

O desenvolvimento de aplicativos móveis corporativos é um processo complexo. Além dos esforços do time de desenvolvimento, requer muito trabalho legal e administrativo a ser feito pela empresa. Então, antes de procurar por desenvolvedores, é melhor decidir quem estará no comando do time. E sem esquecer do mais importante em um segundo momento, os funcionários da empresa precisarão ser treinados para utilizar o aplicativo corporativo.

Segurança

Aplicativos empresariais nos dispositivos móveis dos funcionários podem colocar dados corporativos em risco. É importante estar ciente dos possíveis problemas de segurança, e assim criar um sistema à prova de balas. Os funcionários devem ser capazes de fazer o login no mercado de aplicativos e transferir quaisquer dados com segurança, sem prejudicar a privacidade das informações do negócio.

Integração com outros aplicativos

Decidir se deseja integrar um aplicativo móvel corporativo com outros aplicativos é uma escolha a ser feita no início. O fato é que o aplicativo móvel corporativo precisa ser integrado com outros aplicativos utilizados pelos funcionários. Normalmente se considera um sistema de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), como Hubspot ou Salesforce, por exemplo.

Escolhendo a plataforma

A decisão das plataformas que seu aplicativo corporativo será executado será fundamental para planejar um desenvolvimento de acordo. Por exemplo, se os funcionários da empresa usarem o aplicativo móvel corporativo em seus próprios dispositivos, o desenvolvimento deve ser pensado em plataformas cruzadas. Desta forma, o aplicativo móvel corporativo funcionará em vários dispositivos e plataformas.

 

Uma abordagem moderna para o desenvolvimento de aplicativos móveis corporativos

 

Em uma era digital de ritmo acelerado, a empresa que não quer sair perdendo para a concorrência precisa abraçar a inovação. E o mesmo vale para o desenvolvimento de aplicativos. Para maximizar os benefícios de construir um app corporativo é preciso uma abordagem moderna.

Design thinking corporativo

O famoso facilitador da IBM chamado Enterprise Design Thinking se encaixa como uma luva no desenvolvimento de apps móveis. Esta abordagem permite gerar ideias, desenhar, desenvolver e entregar soluções corporativas móveis rapidamente. O design thinking corporativo combina elementos da metodologia do design thinking e técnicas tradicionais de design. As práticas essenciais do Enterprise Design Thinking são hills, reproduções e usuários patrocinadores.

Hills significam resultados. Ao invés de focar em solicitações de recursos, o correto é focar em resultados desejáveis e mensuráveis no desenvolvimento e design de aplicativos móveis. 

As reproduções são sobre iteração. De forma simples, é preciso conseguir um feedback e revisar o design para seguir adiante com o desenvolvimento. Reproduções garantem que o time de desenvolvimento alinhe os processos com os objetivos.

Usuários patrocinadores são os representantes do grupo de usuários do aplicativo. É melhor conseguir feedback de potenciais usuários do que trabalhar apenas com personas. Incluir tais usuários em diferentes estágios de desenvolvimento e design é recomendado para obter resultados mais assertivos.

Transformação Digital e apps empresariais: como implementar um design thinking corporativo na minha empresa?

Antes de decuparmos conceitos sobre tecnologia e possibilidades, é importante ter em mente que qualquer ambiente corporativo, inclusive o digital, é regido por uma cultura que reflete a forma como as pessoas de um determinado negócio operam em seus cotidianos. A Transformação Digital é um objetivo da maioria das empresas que não pretende ficar atrás da concorrência, mas para ser aplicada no expediente de um negócio, precisa ser vista como uma consequência de hábitos facilmente aceitos por seus colaboradores. Não é um app ou software sozinhos que serão responsáveis por transformar e conduzir uma empresa ao uso de recursos exclusivamente digitais. Ainda assim, são ferramentas essenciais a serem integradas com outros facilitadores. 

 

E se os seus produtos digitais de escolha para o expediente se equiparam aos aplicativos que os colaboradores consomem de forma pessoal, a equipe vai trabalhar com mais ânimo em ambientes digitais que lhe parecem acolhedores. Seria assim com um escritório físico, por que não com o ambiente do trabalho remoto? 

 

Se a sua empresa precisa de produtos digitais que conversem com seus colaboradores, e também com os seus usuários, o time de especialistas da Attri possui o conhecimento e a experiência para encaminhar os processos do seu negócio através da Transformação Digital. Entre em contato com a gente!

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Matias Lucena

Matias Lucena, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), redator publicitário, ilustrador de final de semana e pós-graduando em User Experience Design and Beyond pela PUC -RS. The Wire é o melhor storytelling da TV, mas meu coração vai estar sempre com a Família Soprano.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email