Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Compartilhe

shutterstock 11269251321

Certamente a gamificação é uma tendência nos produtos digitais que vem ganhando cada vez mais relevância. A técnica promove uma melhor experiência em várias interfaces das áreas de educação, negócios, mobilidade, saúde, e até recursos humanos, ajudando na evolução dos processos e resultados de cada jornada.

Quer saber mais sobre a metodologia de gamificação em aplicativos? Então continue a leitura com a gente, vamos contar tudo sobre o tema!

O que é gamificação

A palavra vem do inglês gamification, uma técnica que traz conceitos da psicologia e tem como objetivo incentivar o usuário a cumprir determinadas tarefas, facilitando na mensuração dos resultados da ação.

A metodologia da gamificação conta com vários elementos característicos dos jogos, como sistemas de pontuação e ranking, missões e recompensas, entre outros. Tais ferramentas tem o poder de atrair, engajar e promover o aprendizado dentro da experiência com o usuário.

Por que aplicar a gamificação

Jogar é um hábito! O processo de gamificação faz parte do cotidiano das pessoas. Segundo uma pesquisa da empresa Newzoo, estima-se que existam mais de 2.5 bilhões de pessoas que jogam pelo mundo.

Quando trazemos esses dados para o contexto corporativo, os números ficam ainda mais interessantes, olha só:

imagem texto blog 14 gameficacao apps 011

É gamificação ou é jogo?

Esse é um ponto muito importante para reforçar. Um jogo tem apenas a finalidade de entreter, além de trazer situações fora da realidade do jogador. Já a gamificação utiliza as técnicas dos games para alcançar objetivos reais. A metodologia não se limita em ser apenas divertido, mas sim motivar o usuário ou participante a atingir uma determinada meta, refletindo na sua vida pessoal ou profissional.

Recursos da gamificação

Agora você vai descobrir quais são os principais elementos da gamificação. Confira!

Desafios

São eles que motivam os participantes a se esforçarem para alcançar a meta da atividade. Mas para o seu sucesso, são trabalhados três recursos: desafio, conquistas e missões que geram interesse no usuário para que se mantenha ativo na jornada.

A ideia é que na medida em que o participante evolua, a atividade aumente o nível de dificuldade, estimulando o interesse em alcançar o objetivo definido.

Storytelling

É uma prática que busca desenvolver histórias ou narrativas com objetivo de entreter ou educar. Na gamificação, essa técnica é utilizada principalmente para engajar o público-alvo e gerar interesse pelo conteúdo compartilhado.

Recompensa

Muito presente nos jogos, a recompensa é um recurso para estimular o interesse do participante, mas para isso, deve ser implementado com muita estratégia. Alguns exemplos de recompensas: pontuação, moedas virtuais, medalhas, selos, troféus, entre outros.

Ranking

Um sistema de ranking identifica os melhores colocados em determinada atividade, destacando aqueles que alcançaram melhor desempenho. Ele serve para alimentar a competição e estimular o interesse dos usuários para alcançarem a melhor posição.

Quais são os benefícios da gamificação nos aplicativos?

A gamificação pode ser implementada nos mais diversos setores, desde educação, segurança, saúde, ambiente empresarial e até marketing,, entre outros. As possibilidades são infinitas!

A metodologia gamer permite atrair e engajar audiências, promover aprendizados, solucionar problemas e transformar tarefas árduas em experiências lúdicas. Por trás da tela, no mundo analítico, também temos muitas vantagens. Afinal, quando se tem uma qualificação do desempenho dos jogadores, se torna muito mais fácil mensurar os resultados, uma vez que todas essas informações já estão registradas.

Portanto, podemos dizer que a gamificação desperta o interesse dos usuários para uma determinada atividade, ajudando no processo de aprendizado e memorização de conteúdos mais densos, incentivando-os a alcançarem os resultados esperados. Tudo isso de forma voluntária e divertida.

Transforme sua experiência com a Attri

Se os seus produtos digitais precisam de novas estratégias para engajar mais usuários e atrair novos públicos, então você precisa conhecer o time da Attri. Temos um vasto conhecimento em experiência do usuário, desenvolvendo projetos ricos em gamificação, prontos para encantar o seu público.

É hora de transformar o seu produto. Entre em contato com a gente!

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Daniela Barbosa

Oi! Sou a Dani Barbosa, redatora, formada em Publicidade e Propaganda e cursando pós em Gestão Estratégica de UX Design. Ao invés de ser tagarela, uso o teclado para trocar ideias! Fique à vontade por aqui, tem muito artigo legal pra ser lido.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email