Índice

Para mais conteúdos como este, cadastre-se para receber nossa newsletter.

Quero receber

Compartilhe

Muitas empresas já entenderam a importância de um aplicativo para o seu negócio. Se você chegou até aqui, muito provavelmente esse também é o seu caso, certo? Que ótimo! Afinal, essa é mais uma demonstração de que sua empresa tem a preocupação em se manter atual, conectada e em oferecer a melhor experiência possível para seus clientes. 

Mas, para a criação desta tecnologia, existem algumas etapas até o lançamento do aplicativo. E seguir esses passos é uma das formas de garantir que essa experiência do cliente —  o famoso UX —  seja positiva. 

Por que investir em um app?

A essa altura, talvez você esteja se perguntando o porquê de investir em um app. Bom, um aplicativo é uma das muitas ferramentas que traz a possibilidade de conexão entre o seu negócio e os consumidores. Esse meio de comunicação permite que os clientes conheçam seus produtos, serviços ou até mesmo a sua história.

A grande vantagem é que tudo isso é feito de uma maneira muito simples: pelo celular. A praticidade vai fazer com que cada vez mais pessoas conheçam o seu trabalho, além de ser uma possibilidade de aumentar as vendas. 

Só que para isso acontecer, é essencial que o seu app tenha usabilidade. E o que é essa tal usabilidade? O termo tem sido muito ouvido nos últimos anos, e não é à toa: ele diz respeito à facilidade que as pessoas podem ter ao acessar seu site ou app. 

É por isso que o desenvolvimento deve ser fluído, prático e feito pensando no seu consumidor. Pode parecer simples, mas o processo para que o seu app saia exatamente dentro das suas expectativas — e que atenda à necessidade do consumidor — passa por várias etapas.

Vetor de Desenvolvimento de Aplicativos

Como é o processo de desenvolvimento? 

Essas etapas começam a partir do momento que você identifica a necessidade de desenvolver o app. Depois disso, o ideal é procurar uma empresa que esteja preparada para encarar o desafio, como a Attri

Contar com parceiros aptos para a criação do seu aplicativo vai fazer com que esse investimento realmente valha a pena e que seus objetivos sejam cumpridos. Ter em mente quais são esses objetivos antes de entrar em contato com a desenvolvedora pode ajudar, mas também é possível traçar essas metas juntamente com a empresa que vai criar seu app. 

Concepção 

O primeiro passo, claro, é a concepção do seu aplicativo. Qual a finalidade dessa tecnologia para a sua empresa? Qual o seu público? Quais recursos você quer que o app tenha? É muito importante já ir pensando sobre todos esses pontos. 

Como dissemos, o parceiro desenvolvedor vai auxiliar a responder todas essas questões. De qualquer forma, elas devem ser definidas em um primeiro momento. 

Escolha da tecnologia

Em seguida, defina a plataforma que ele será desenvolvido. As mais populares são as dos sistemas Android e iOS, e o recomendado é utilizar as duas, para que você consiga atingir mais pessoas. Depois é a hora de escolher se este será um aplicativo nativo ou híbrido.

O app nativo, normalmente, é desenvolvido em uma plataforma específica e explora toda a potencialidade desse sistema operacional. Já o híbrido une o nativo com a linguagem da web, o que possibilita que ele possa ser usado tanto em um quanto no outro. Com isso, ele poderá ser utilizado na web quando necessário. 

Elaboração do design

E aí chegou a hora de pensar no design. Lembrando que design não é só sobre a aparência do seu app, hein? Ele engloba a usabilidade do seu aplicativo e é aqui que vamos ter o foco completamente voltado para a experiência do usuário.

É essencial que seu app seja intuitivo e fácil de usar, que o layout seja agradável e siga os princípios da arquitetura da informação, que é a prática que ajuda a organizar em partes um sistema de forma que ele seja compreensível. 

Fase de testes

Antes do lançamento, você precisará fazer testes para verificar possíveis erros, checar a compatibilidade do app com diferentes sistemas operacionais, a sua usabilidade e seu funcionamento. O lançamento só deve ser feito quando todos esses quesitos estiverem bem redondinhos.

Lançamento 

E por falar em lançamento, ter uma estratégia de divulgação do seu app vai ajudar que ele seja bem-sucedido. As redes sociais serão importantíssimas nessa fase, então se certifique que sua presença esteja nesses canais para falar sobre esse novo produto.

E, claro, também é possível contar com parceiros para te auxiliar nessa parte. Essa é mais uma atividade que está dentro da expertise da Attri e vamos adorar te acompanhar na jornada do seu app do começo ao fim!

Como a Attri pode te ajudar?

Nós estaremos do seu lado em todas essas etapas do desenvolvimento do seu app, inclusive na fase final de estratégia de divulgação. Somos pioneiros em inovação digital e nossa ideia não é explorar apenas o que podemos fazer com a tecnologia, mas também o que ela é capaz de fazer por nós. 

 

Se interessou? Então entra em contato com a gente. Nosso time de especialistas está preparadíssimo para este e para todos os desafios! 

Fale com um especialista

Compartilhe

Quem escreveu este conteúdo:

Ana Clara Barbosa

Ana Clara Barbosa é jornalista, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com experiência em produção de conteúdo para redes sociais e blogs, revisão e marketing de influência.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email