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Você sabe como fazer um questionário de teste de usabilidade? Realizar as pesquisas com os seus usuários através de questionários e entrevistas é uma prática bem comum no mundo do marketing digital e principalmente, no mundo do User Experience (UX). Então, se você espera que os seus usuários naveguem pela interface do seu site ou aplicativo, sem empecilhos e problemas, nós aconselhamos que você dê uma atenção especial para esses tipos de testes.

Assim, podemos definir o teste de usabilidade como uma estratégia para se ter uma visão e avaliação sobre o produto ou serviço, em termos de intuição e facilidade. Ele se torna o maior aliado quando falamos de experiência do usuário. Se você procura algumas dicas para fazer o seu questionário de teste de usabilidade, você está no lugar certo! Continue lendo e confira.

O que é o teste de usabilidade e qual seu objetivo?

Como mencionamos, os questionários de testes de usabilidade possuem o objetivo de verificar a facilidade do uso da interface. Eles podem ser feitos por meio de sistemas, aplicativos e até com sites. O teste de usabilidade pode ser realizado também, com produtos físicos. Podemos dizer que os testes funcionam como uma pesquisa de mercado baseada na utilização de várias pessoas ou grupos focados.

Até em testes mais qualitativos você poderá fazer uso das métricas para ajudar a medir a experiência do usuário e tomar as melhores decisões para prosperar e tornar a jornada no seu usuário inteira inesquecível. Uma dica importante: lembre-se de realizar o teste de usabilidade durante a construção de um projeto UX. Nessa etapa, todos os insights da pesquisa vão direcionar melhorias que você pode e deve aplicar para diminuir a ocorrência de problemas na usabilidade.

Seria perfeito se os testes de usabilidade nos trouxessem respostas prontas, não é mesmo? Infelizmente, isso não acontece. É preciso interpretar as ações do usuário e entender porque em certos pontos ele não consegue prosseguir com o fluxo.

Como fazer o questionário de teste de usabilidade

Como fazer o questionário de teste de usabilidade?

A usabilidade leva em consideração diversos fatores que vão da funcionalidade até à navegação. E assim, existem diversos tipos de experimentos para conseguir mensurar isso. Confira algumas dicas para conseguir desenvolver um bom questionário de teste de usabilidade:

Defina os participantes!

Defina com clareza quais serão os participantes que irão responder o seu questionário de teste de usabilidade. É importante identificar o perfil, quem são as suas personas e com quais delas o teste será, de fato, realizado.

Ah, outra dica importante: não se apegue apenas aos dados demográficos para definir as suas personas. Existem diversos fatores variados que vão influenciar na experiência da pessoa e a experiência dela com a funcionalidade, a frequência de uso ou até o nível de acesso à tecnologia que ela possui podem influenciar isso.

Como recrutá-los?

Esse é o momento de usar aqueles usuários que estão ativos na sua base. Ter essa lista de usuários na mão para realizar os testes vai facilitar bastante na hora de elaborar o questionário do teste de usabilidade. Você pode começar elaborando uma campanha via e-mail marketing para sensibilizar o cadastro. Depois, siga para a etapa de segmentar os cadastros de acordo com funcionalidades que cada usuário utiliza ou até mesmo por perfil.

Lembre-se de mantê-los sempre engajados dando incentivos para que eles participem do seu teste. Se eles são seus clientes, isso significa que eles já gostam e apreciam a sua empresa e se sentirão úteis por poder ajudá-lo nesse momento.

Quantas pessoas devo recrutar?

Essa questão deve atingi-lo em algum momento. Para obter bons resultados, você não precisa ter uma amostra muito grande. O ponto crucial e mais importante é que as pessoas escolhidas estejam dentro do perfil que pré-determinamos.

Alguns estudos apontam que 5 usuários (por perfil) é mais do que suficiente para realizar o teste. Não existe um certo ou errado: o importante é que, dependendo do objetivo do seu teste e da sua complexidade, você adicionar ou retirar pessoas para realizá-lo.

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O que é possível observar durante o teste?

O que é possível observar durante o teste

O teste em si não oferece respostas prontas. É importante analisar, avaliar, interpretar e estudar todas as respostas e interações. Além disso, não existem as perguntas certas para compor um questionário de usabilidade. Tudo isso depende de variáveis e da complexidade que você quer avaliar. Alguns pontos que merecem atenção especial durante o teste, são:

  • Analise as dificuldades no fluxo em que o usuário enfrenta durante o seu uso;
  • Algumas terminologias e palavras que podem fazer sentido para quem planejou, mas não para quem está testando a interface;
  •  Quais as principais barreiras: falta de fluidez, intencionalidade e demora para realizar tarefas;
  • Identifique possíveis falhas na indicação de textos, botões que passam despercebidos ou que não estão bem localizados.

Por fim, reúna-se com a sua equipe e avalie os resultados do teste de usabilidade. Assim, você poderá realizar ajustes e adaptar a sua interface para atender melhor aos seus usuários, o que deve ser o ponto principal da sua estratégia como um todo.

E se você quer entregar o projeto de UX da sua marca nas mãos de grandes especialistas, conte com a Attri para isso!

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Quem escreveu este conteúdo:

Pedro Hermano

Pedro Hermano, bacharel em Publicidade e Propaganda pela (ESPM), especializado em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University, no Canadá e em Marketing Digital em Harvard. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e atualmente é sócio-fundador e diretor de criação da Attri. Em 2018, foi eleito Profissional Digital do Ano pela ABRADi-SP.

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