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A pesquisa por voz finalmente tornou-se popular nos últimos anos, principalmente com a chegada dos assistentes virtuais como a Alexa (Amazon), Cortana (Microsoft) ou a Siri (Apple).

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Neste artigo, vamos contar tudo sobre o tema ecomo identificar oportunidades para sua marca se conectar com os usuários, principalmente no comércio eletrônico. Boa leitura!

O que é voice search e como funciona

Também conhecido como “pesquisa por voz”, o voice search é uma maneira de procurar 

resultados nos mecanismos de busca, falando em direção a um dispositivo. Os smartphones, tablets e assistentes ativados por voz são as interfaces mais comuns para realizar pesquisas por voz.

Com certeza você já ouviu falar ou até mesmo interagiu com a Siri (Apple) e a Alexa (Amazon), certo? Na internet existem vários vídeos de usuários “brincando” ou “batendo papo” com essas famosas assistentes de voz.

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Apesar das assistentes de voz serem programadas para funções mais simples, como prever o tempo, ler a agenda do smartphone ou até contar uma piada (é verdade!), o recurso é um importante aliado na pesquisa de palavras-chave na internet. 

A busca por voz adotou uma inteligência avançada que faz a captação das palavras ditas, e então, o buscador interpreta e encontra as informações solicitadas. A funcionalidade surgiu com o objetivo de simplificar e otimizar a vida das pessoas ao substituir a digitação pela fala.

O crescimento da pesquisa por voz

Mesmo existindo há um certo tempo, (o Google, por exemplo, aprimora o recurso desde 2013), a pesquisa por voz começou a crescer exponencialmente no Brasil apenas nos últimos anos. Hoje já possui uma relevância bastante considerável e segue se popularizando.

Entre março e julho de 2020, durante o pico do isolamento social, o uso de serviços e produtos que possuem assistente virtual por voz cresceu 47%, de acordo com a pesquisa da Ilumeo. O relatório apresentou ainda que 63% dos entrevistados consideram o uso do assistente de voz comum, consolidando ainda mais a tecnologia como uma escolha familiar ao brasileiro.

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Analisando mais a fundo, uma das principais razões que ajudam a explicar a aderência da pesquisa por voz durante a pandemia é a praticidade. Não à toa, para 84% dos participantes, usar a tecnologia é bem mais prático do que digitar, principalmente quando se está buscando informações rápidas para esclarecer pequenas dúvidas.

Ainda sobre a pesquisa, para 76% dos entrevistados, a grande motivação de utilizar a tecnologia é a possibilidade de realizar outras tarefas simultaneamente. O motivo ficou ainda mais evidente durante a quarentena, já que as pessoas passam mais tempo em casa e, muitas vezes, têm de se desdobrar para trabalhar remotamente, acumulando funções ao mesmo tempo.

Outra razão que levou ao crescimento do uso da pesquisa por voz é o aperfeiçoamento das tecnologias e a evolução da Inteligência Artificial aplicada na função. Atualmente esse recurso realiza buscas rápidas e muito assertivas, além de oferecer uma interação com o usuário.

A lembrança das marcas

Um dado bem interessante foi que 70% dos participantes preferem as empresas que dispõem de serviços e produtos dotados de assistência por voz. Certamente uma informação valiosa para impulsionar ainda mais as marcas a adaptarem seus produtos à tecnologia de comando de voz.

Durante o levantamento com os entrevistados, o Google, a Apple e a Amazon foram as marcas mais lembradas pelos participantes no assunto assistência virtual. Menções honrosas também para o Bradesco, a Vivo e Motorola, que foram recordadas com menor frequência durante a entrevista.

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Ok Google”, o que a minha marca tem a ver com isso?

Como você pode ter percebido, a tecnologia por voz veio para ficar. A tendência do uso dos aparelhos eletrônicos com o recurso deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Grande parte dos entrevistados confirmaram a intenção de trocar seus aparelhos como smartphones, TVs, smartwatches e computadores por dispositivos com assistentes virtuais.

O aprimoramento da inteligência artificial na função, aliado com a mudança comportamental dos usuários é a combinação perfeita para a pesquisa por voz ser um recurso que realmente veio para ficar.

Mas você deve estar se perguntando: o que a minha empresa, marca ou produto digital tem a ver com isso? Tudo! Essa é uma excelente oportunidade para revisitar suas ferramentas de pesquisa, seus produtos e serviços, conteúdos e muitas outras frentes que ajudam na visibilidade da marca no mundo digital.

O trabalho de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, tem algumas características diferentes nas pesquisas por voz, ao comparar com as buscas feitas por meio da digitação. Neste caso, é preciso produzir conteúdos que respondam às principais perguntas feitas pelo público-alvo e também considerar as derivações dessas perguntas.

Outra tendência muito importante nas pesquisas por voz é a busca por negócios locais. Uma ótima ferramenta é o Google Meu Negócio. Assim, sua empresa será localizada no mapa e todas as informações para contato serão exibidas.

Como a Attri pode ajudar a sua marca nessa nova era

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Quem escreveu este conteúdo:

Daniela Barbosa

Oi! Sou a Dani Barbosa, redatora, formada em Publicidade e Propaganda e cursando pós em Gestão Estratégica de UX Design. Ao invés de ser tagarela, uso o teclado para trocar ideias! Fique à vontade por aqui, tem muito artigo legal pra ser lido.

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